Portal Destaque

Notícias

GRUPO TUTTI SANI – SAÚDE DO HOMEM DE NOVA ROMA DO SUL
01/07/2016
Saúde, Cidadania e Assistência Social

GRUPO TUTTI SANI – SAÚDE DO HOMEM DE NOVA ROMA DO SUL



    Na última quinta-feira, dia 30 de junho, no Centro de Convivência Renascer, foi realizada mais uma edição do Grupo Tutti Sani – Saúde do Homem de Nova Roma do Sul, com o tema “Emoções”: O homem não chora?

Esta oficina teve como facilitadora, a psicóloga Suzymara Trintinaglia, que dividiu os homens em grupos e por meio de vídeos, foram feitas discussões do tema e a cada vídeo discutido, um dos homens participantes do grupo, relatava a opinião do seu grupo para os demais, ocasionando grandes discussões e contribuições de acordo com vivências de cada um.

Não é novidade que os homens sempre foram cobrados socialmente quanto à demonstração de equilíbrio emocional, fibra e resiliência que é a capacidade de se recuperar e dar a volta por cima. Prova disso é a conhecida expressão que “homem não chora”, dito popular tão presente no vocabulário das gerações que nos antecederam. No entanto, a medicina tem revelado que ambos os sexos estão sujeitos a problemas de cunho emocional, e eles são semelhantes.

Quando o assunto é saúde, não há como definir quem é mais vulnerável emocionalmente, se o homem ou a mulher, pois o que é definido como parâmetro social ou comportamental, está em constante transformação, o que obriga homens e mulheres a reinventar suas estratégias para lidar com as dificuldades.

Entretanto, mudanças de paradigmas como a busca das mulheres por espaços profissionais, acadêmicos e políticos, levaram os homens a uma inversão nos papéis em relação à mulher. Antes, ser o provedor da família era o grande desafio enfrentado pelo homem desde muito jovem. Hoje, o desafio é entender e conquistar esta nova mulher que surge, entendendo que os tempos “machistas’” ficaram no passado e que o tempo presente é de um homem sensível capaz de externar seus sentimentos, de chorar se sentir vontade.

Ao final, após muita discussão e descontração, os Tutti Sani, concluíram que demonstrar emoções, não é uma questão de gênero, mas sim da fragilidade do ser humano.


Fonte: Rosane Fontana Lorenzini – Coordenadora da Saúde do Homem de Nova Roma do Sul

OUTRAS NOTÍCIAS
19-02-2024

Meio Ambiente: prefeitura organiza coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d...

VER NOTÍCIA
22-01-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul e SENAC oferecem Curso Gratuito de Vendedor em Parceria

Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Nova Roma do Sul e...

VER NOTÍCIA
09-01-2024

Edital de concurso público da Prefeitura de Nova Roma do Sul é publicado

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou ne...

VER NOTÍCIA
08-12-2023

Secretaria de Cultura de Nova Roma do Sul divulga editais da Lei Paulo Gustavo para impulsionar setor audiovisual e demais artes

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do munic...

VER NOTÍCIA
28-11-2023

XVIII Concurso Literário: confira os pré-selecionados

A Secretaria de Educação e...

VER NOTÍCIA
22-11-2023

Semana Oscar Bertholdo 2023: Confira a programação completa

A comunidade se prepara para uma celebração ún...

VER NOTÍCIA