Portal Destaque

Notícias

05/10/2017
Gabinete da Primeira Dama

Grupo Renascer participa do projeto “Vereador da Terceira Idade”


Em sessão solene, idosos são vereadores por um dia.


Com discursos que sugeriram desde melhorias em acessos para pessoas com dificuldade motora até questões de segurança pública, participantes do Grupo Renascer foram vereadoras e vereadores por um dia.

Quem simulou a presidência da casa foi a senhora Gema Fiorese Donida. “É importante participar para que a gente entenda a função que cabe aos vereadores.”, observou. Zenair Dal Molin, Clara Tochetto Caliari e Romilda Girelli representaram como vice-presidente, primeira e segunda secretárias, respectivamente. Os demais postos de vereança foram preenchidos por Adelina Girelli Araldi, Arlindo Scapinello, Laurindo Girelli, João Santi e René Triches.

Na sessão, foram defendidos e aprovados, por unanimidade, sete pedidos de indicação que serão apreciados pelo legislativo nas próximas sessões ordinárias. Os pedidos são de autoria dos próprios idosos, com o auxílio dos vereadores da cidade, da coordenação do Renascer e da supervisão da Câmara. Se aprovados no plenário, as solicitações serão encaminhadas ao executivo.

Duas participantes da última edição foram para a tribuna contar um pouco sobre a experiência. Irene Zoraski Fiametti, rainha regional da 3ª idade, comentou sobre as responsabilidades que um vereador tem de assessorar, fiscalizar e legislar. Já Dorália Reginaldo da Motta falou sobre a sua trajetória e sua participação no grupo da Maturidade Ativa.

A primeira dama, Fabrícia Lodi, que coordena o Grupo Renascer, acompanhou a sessão. “Muito obrigado pelo aprendizado que vocês têm me passado. Eu só tenho a aprender, e muito, com todos vocês.”, mencionou no seu discurso, se dirigindo aos idosos presentes.

O prefeito Douglas Fávero Pasuch e o vice-prefeito Roberto Panazzolo também ocuparam a tribuna. “Estamos acompanhando de perto o trabalho do gabinete da primeira dama e eu percebo a preocupação muito grande, por parte da coordenação, com que as pessoas participem e gostem dos encontros mensais.”, discursou Panazzolo. Douglas comentou sobre a importância de participar das decisões da comunidade, dos poderes legislativo, executivo e judiciário, e fez um pedido: “Gostaria que todos vocês aqui presentes e o grupo auxiliem a primeira dama Fabrícia e a vice-primeira dama Cassiane, com ideias e sugestões para melhorarmos ainda mais o Renascer.”

Confira quais foram os pedidos de indicação e a autoria:

  • Pedido de Indicação n.º 01: Criação de um dia de atividades com jogos diversos, como cartas e bochas. Autoria: Adelina Girelli Araldi
  • Pedido de Indicação n.º 02: Defende a ideia do Grupo Renascer continuar organizando viagens para cidades próximas da serra e sugere pesquisa para definir o destino. Autoria: Arlindo Scapinello.
  • Pedido de Indicação n.º 03: Pede uma campanha para o resgate da cultura italiana. Autoria: Romilda e Laurindo Girelli.
  • Pedido de Indicação n.º 04: Solicita turmas compostas exclusivamente de idosos para aulas de violão e computação. Autoria: Clara Tochetto Caliari.
  • Pedido de Indicação n.º 05: Pede regularização da rua onde reside, pois possui divergências de nomenclatura. Autoria: Zenair Dal Molin
  • Pedido de Indicação n.º 06: Manifesta apoio no investimento em segurança pública da cidade. Autoria: João Santi.
  • Pedido de Indicação n.º 07: Solicita a instalação de um corrimão na entrada da casa legislativa. Autoria: René Triches.

Fonte: Assessoria de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS
19-04-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul avança no projeto de construção da ponte entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua

Na quarta-feira, 17 de abril, a Prefeitura de Nova Roma do Sul rece...

VER NOTÍCIA
19-02-2024

Meio Ambiente: prefeitura organiza coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d...

VER NOTÍCIA
22-01-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul e SENAC oferecem Curso Gratuito de Vendedor em Parceria

Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Nova Roma do Sul e...

VER NOTÍCIA
09-01-2024

Edital de concurso público da Prefeitura de Nova Roma do Sul é publicado

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou ne...

VER NOTÍCIA
08-12-2023

Secretaria de Cultura de Nova Roma do Sul divulga editais da Lei Paulo Gustavo para impulsionar setor audiovisual e demais artes

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do munic...

VER NOTÍCIA
28-11-2023

XVIII Concurso Literário: confira os pré-selecionados

A Secretaria de Educação e...

VER NOTÍCIA