Notícias

art-color-dark-2233416
30/09/2019
Educação, Cultura e Desporto

Secretaria da Cultura divulga o tema do XIV Concurso Literário


Os poetas e pequenos artistas do município vão se inspirar “À Luz de Lampiões”


Compor poesias é uma das artes mais sublimes desenvolvidas pelo ser humano. Através dela revelam-se sentimentos, memórias, experiências, vivências tão particulares. Irrepetíveis, como diz o próprio Oscar Bertholdo, escritor e homenageado pelo concurso. É no jogo de palavras que nascem os poetas, seres sensíveis capazes de transmutar a mais simples das situações em algo imortal, inédito.

Sempre que refletimos a respeito da temática cultura, muito pode-se dizer sobre, mas a cultura é o que uma sociedade experimenta no dia a dia, é fruto de sua história, origens, raízes e modo de vida. Mas a sociedade moderna, mutável, em que tudo é efêmero, vem mudando valores culturais e sociais com uma velocidade nunca vista antes. São tempos de televisão, internet, redes sociais: o que era valor cultural para um grupo pode não ser mais para a geração seguinte. Nossa sociedade é culturalmente instável, influenciável.

No revés desta perspectiva é que, em 2006, teve início o Concurso Literário Oscar Bertholdo de Poesia, que desde então vem proporcionando a vivência e o fazer poético ao cotidiano de nossos munícipes, das crianças das séries iniciais aos jovens do ensino médio, bem como a comunidade em geral.

Neste ano, chegando a sua décima quarta edição, o concurso propõe o tema “À Luz de Lampiões”, norteando a produção artística e literária de toda e qualquer história ou evento relacionado à concepção sinônima, objetiva e subjetiva de “lampiões”. Sugere-se a abordagem dos lampiões como sendo o objeto que iluminava o caminho dos imigrantes rumo aos filós. Uma vez que a temática também guia a 14ª edição da La Prima Vendemmia, os lampiões também simbolizam a iluminação do passado e do futuro da festa que completa 25 anos em 2020. Como palavras-chave para o processo criativo indica-se: luz, fogo, noite, esperança, caminhada, festa, filós, encontro, etc.

A organização orienta ainda a utilização de entrevista e pesquisa bibliográfica e fotográfica como estímulo criativo: “conversem com quem viveu na época em que o lampião era a única luz que iluminava a noite. Imaginem como era a convivência e as confraternizações daquele tempo e façam um contraponto com o futuro que queremos iluminar”, aconselha o secretário de cultura, Roberto Comin.  

Como novidade, esta edição traz uma nova categoria: Comunidade Desenho. Nela, os adultos e os alunos poderão expressar sua visão do tema em desenhos autorais.

Se inspirou? Então acessa o regulamento e os formulários em www.novaromadosul.rs.gov.br/downloads. As inscrições devem ser feitas no período de 23 de setembro à 1º de novembro de 2019, nas categorias:

  • Educação Infantil, avaliada pelo quesito desenho;
  • 1º e 2º ano, avaliados pelo quesito desenho;
  • 3º e 4º ano, avaliados pelo quesito desenho;
  • 5º e 6º ano, avaliados pelo quesito poesia;
  • 7º, 8º e 9º ano, avaliados pelo quesito poesia;
  • Ensino Médio, avaliados pelo quesito poesia;
  • Comunidade Poesia, avaliados pelo quesito poesia.
  • Comunidade Desenho, avaliados pelo quesito desenho.

Fonte: Assessoria de Comunicação
OUTRAS NOTÍCIAS
06-12-2019

A magia do Natal encerra a Semana Oscar Bertholdo

Nova Roma do Sul recebeu uma visita para lá de especial nest...

VER NOTÍCIA
04-12-2019

Festival de Teatro completa três dias

O Festival de teatro da Semana Oscar Ber...

VER NOTÍCIA
02-12-2019

Festival de Teatro de Nova Roma do Sul começou nesta segunda

Crianças e adolescentes correndo ...

VER NOTÍCIA
01-12-2019

Nova Roma do Sul lança programação da La Prima Vendemmia 2020

Ocorreu na noite do sábado (30) a...

VER NOTÍCIA
30-11-2019

Semana Oscar Bertholdo inicia celebrando a música

Nova Roma do Sul respira arte, cultura e poesia. A 28ª edi&cce...

VER NOTÍCIA
30-11-2019

Concurso Literário: confira as poesias e desenhos vencedores

Os eventos da Semana Oscar Bertholdo de Poesia e as comemoraç...

VER NOTÍCIA