Portal Destaque

Atrativos Turísticos

Centro Histórico


O Centro Histórico é composto pela Igreja Matriz São Pedro e São Paulo, pela Praça e pelo Casarão Municipal. Sua construção teve início por volta de 1914, sendo concluída na década de 30. 

A Igreja São Pedro e São Paulo é um marco fundamental da localização da sede do município. Impõe-se magnífica acima da praça, com estilo romana, internamente decorada por afrescos, um convite a oração. Além da Sede do Município existem vários núcleos comunitários de beleza estonteante, um passeio pelas colônias locais é como ingressar em um mundo rústico de beleza ímpar, as capelas que compõe este cenário.

A Praça é cercada por árvores e jardins, proporcionando as pessoas momentos de lazer com a família e amigos, dispondo ainda de um parque infantil para as crianças. A Praça é ponto de encontro e de informação e recentemente conta com uma central de informações em formato de Pipa, que remete a produção de uvas e vinhos no município. É na Praça também que muitas vezes são encenadas e festejadas as datas mais importantes da Igreja Católica, como o Natal e a Ressurreição de Cristo, momentos de fé que reúnem toda a comunidade. 

O Casarão Municipal é composto por três andares, sendo que sua construção teve início em 1908. O Casarão teve diversas funções ao longo dos anos, servindo como residência, selaria, alfaiataria, casa comercial e hotel. Na década de 40 sediou a sub-prefeitura, a sub-delegacia de polícia, a cadeia, correios e o depósito de ferramentas da Prefeitura. Pelo seu valor histórico e estilo arquitetônico, no início dos anos 90 foi restaurado e atualmente em seu primeiro piso, feito de pedras, está localizada a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Assessoria de imprensa do município, além de dispor de um rico acervo de objetos, fotos e livros que contam a história de Nova Roma do Sul. No segundo piso, de madeira, está localizada a Biblioteca Pública Municipal Oscar Bertholdo e o terceiro piso é destinado à realização de eventos, amostras culturais e reuniões. 

O Centro Histórico de Nova Roma do Sul reúne a fé, a alegria e a história do povo novaromense, principais características deste município.

Centro Histórico