Notícias

reformas
08/02/2019
Educação, Cultura e Desporto

Escolas municipais se preparam para receber alunos


Ampliações, reformas e mudanças na gestão prometem aumentar a qualidade do ensino


As aulas começam em fevereiro e a Prefeitura está trabalhando com foco nas reformas das unidades de ensino para garantir aos estudantes da Rede Municipal as boas vindas do ano letivo.

O prefeito Douglas Fávero Pasuch vem acompanhando de perto as obras de ampliação da Escola de Educação Infantil Chão de Estrelas e as pequenas reformas da Escola de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco. “É muito importante que as crianças, as professoras e as famílias encontrem as escolas limpas e organizadas. Isso reflete o cuidado e a atenção que estamos dando à educação”, pontua o prefeito.

A Chão de Estrelas vai receber, para o ano letivo de 2019, cerca de 110 crianças e bebês. A unidade de ensino passa por uma ampliação do prédio, que vai oferecer novas salas. “Queremos receber com excelência toda a demanda de creche, e para isso precisamos de espaços amplos”, comenta a diretora Rejane Tochetto.

A obra de 128 mil reais foi licitada no final de 2018 e prevê a construção de duas novas salas - já em execução - e a instalação de um pavilhão para recreações, atrás da atual estrutura. A ideia é que no novo ambiente, as crianças possam brincar e socializar com mais conforto.

A Barão do Rio Branco, que fica localizada em Castro Alves, vai receber seus estudantes com uma nova diretora e com a pintura dos prédios antigos. A escola comporta 130 crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

Quem assume a direção da Barão do Rio Branco é Daniela Grazziotin Favero, professora aposentada. Daniela aposta em um trabalho de gestão administrativa da escola: “A proposta é acompanhar de perto os cronogramas pedagógicos e proporcionar que os alunos maximizem seu aprendizado.”, conta.

A nova pintura busca levar mais leveza e cor ao ambiente escolar. Serão pintadas as paredes externas dos prédios antigos em uma cor única, deixando as cores e a criatividade para as aberturas, como portas e janelas. O contrato com a empresa de pintura é de 27 mil reais. Além disso, a Secretaria está preparando um ônibus antigo que servirá de espaço para a atual biblioteca da escola.

O turno integral permanece nas segundas, quartas e sextas-feiras. Além das aulas de teatro, balé, canto, violão, flauta, teclado, informática e futsal, a novidade deste ano é a oficina de danças típicas, que vai ensinar, além das danças italianas, bailados gaúchos e poloneses.

Em preparação as professoras receberão uma formação metodológica e motivacional nos dias 13 e 14 de fevereiro, em parceria com o SESC. “A educação vai muito além dos espaços físicos das escolas. A gente precisa de uma equipe motivada e da participação efetiva das famílias.”, observa o secretário de Educação, Roberto Comin.

Lousas Digitais

Substituindo o clássico quadro negro, a inovação tecnológica através da utilização das lousas interativas vai multiplicar as possibilidades de retenção da atenção dos alunos.

Com investimento de mais de 35 mil reais, todas as salas de aula contarão com a ferramenta. Com ela o professor pode fazer anotações escritas, operar softwares, apresentar e exemplificar o conteúdo por meio de imagens, mostrar vídeos, navegar na Internet, dentre outras atividades que facilitem a aprendizagem colaborativa.

“A formação das crianças passa pelas disciplinas tradicionais, mas também pelo desenvolvimento das múltiplas inteligências. Estamos usando a tecnologia a nosso favor.”, completa Roberto.


Fonte: Assessoria de Comunicação
OUTRAS NOTÍCIAS
22-03-2019

Meio Ambiente: Prefeitura organiza coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com ap...

VER NOTÍCIA
20-03-2019

Escolha da Rainha Regional da Terceira Idade: Inscrições vão até o dia 15 de abril

O gabinete da primeira dama da cidade de...

VER NOTÍCIA
19-03-2019

Done Furbe abre nova temporada de oficinas com aula de Ikebana

Mais de 50 mulheres estiveram na noite d...

VER NOTÍCIA
19-03-2019

Grupo Renascer retorna atividades em novo formato

Os vovôs e vovós já ...

VER NOTÍCIA
10-12-2018

Fazenda: Nota Fiscal de Serviços Eletrônica será obrigatória a partir de 16 de fevereiro

A Secretaria da Fazenda do Municí...

VER NOTÍCIA
30-11-2018

Semana Oscar Bertholdo encerra com chegada do Papai Noel

A sexta-feira, dia 30, foi de festa em N...

VER NOTÍCIA