Portal Destaque

Notícias

reformas
08/02/2019
Educação, Cultura e Desporto

Escolas municipais se preparam para receber alunos


Ampliações, reformas e mudanças na gestão prometem aumentar a qualidade do ensino


As aulas começam em fevereiro e a Prefeitura está trabalhando com foco nas reformas das unidades de ensino para garantir aos estudantes da Rede Municipal as boas vindas do ano letivo.

O prefeito Douglas Fávero Pasuch vem acompanhando de perto as obras de ampliação da Escola de Educação Infantil Chão de Estrelas e as pequenas reformas da Escola de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco. “É muito importante que as crianças, as professoras e as famílias encontrem as escolas limpas e organizadas. Isso reflete o cuidado e a atenção que estamos dando à educação”, pontua o prefeito.

A Chão de Estrelas vai receber, para o ano letivo de 2019, cerca de 110 crianças e bebês. A unidade de ensino passa por uma ampliação do prédio, que vai oferecer novas salas. “Queremos receber com excelência toda a demanda de creche, e para isso precisamos de espaços amplos”, comenta a diretora Rejane Tochetto.

A obra de 128 mil reais foi licitada no final de 2018 e prevê a construção de duas novas salas - já em execução - e a instalação de um pavilhão para recreações, atrás da atual estrutura. A ideia é que no novo ambiente, as crianças possam brincar e socializar com mais conforto.

A Barão do Rio Branco, que fica localizada em Castro Alves, vai receber seus estudantes com uma nova diretora e com a pintura dos prédios antigos. A escola comporta 130 crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

Quem assume a direção da Barão do Rio Branco é Daniela Grazziotin Favero, professora aposentada. Daniela aposta em um trabalho de gestão administrativa da escola: “A proposta é acompanhar de perto os cronogramas pedagógicos e proporcionar que os alunos maximizem seu aprendizado.”, conta.

A nova pintura busca levar mais leveza e cor ao ambiente escolar. Serão pintadas as paredes externas dos prédios antigos em uma cor única, deixando as cores e a criatividade para as aberturas, como portas e janelas. O contrato com a empresa de pintura é de 27 mil reais. Além disso, a Secretaria está preparando um ônibus antigo que servirá de espaço para a atual biblioteca da escola.

O turno integral permanece nas segundas, quartas e sextas-feiras. Além das aulas de teatro, balé, canto, violão, flauta, teclado, informática e futsal, a novidade deste ano é a oficina de danças típicas, que vai ensinar, além das danças italianas, bailados gaúchos e poloneses.

Em preparação as professoras receberão uma formação metodológica e motivacional nos dias 13 e 14 de fevereiro, em parceria com o SESC. “A educação vai muito além dos espaços físicos das escolas. A gente precisa de uma equipe motivada e da participação efetiva das famílias.”, observa o secretário de Educação, Roberto Comin.

Lousas Digitais

Substituindo o clássico quadro negro, a inovação tecnológica através da utilização das lousas interativas vai multiplicar as possibilidades de retenção da atenção dos alunos.

Com investimento de mais de 35 mil reais, todas as salas de aula contarão com a ferramenta. Com ela o professor pode fazer anotações escritas, operar softwares, apresentar e exemplificar o conteúdo por meio de imagens, mostrar vídeos, navegar na Internet, dentre outras atividades que facilitem a aprendizagem colaborativa.

“A formação das crianças passa pelas disciplinas tradicionais, mas também pelo desenvolvimento das múltiplas inteligências. Estamos usando a tecnologia a nosso favor.”, completa Roberto.


Fonte: Assessoria de Comunicação
OUTRAS NOTÍCIAS
19-02-2024

Meio Ambiente: prefeitura organiza coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d...

VER NOTÍCIA
22-01-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul e SENAC oferecem Curso Gratuito de Vendedor em Parceria

Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Nova Roma do Sul e...

VER NOTÍCIA
09-01-2024

Edital de concurso público da Prefeitura de Nova Roma do Sul é publicado

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou ne...

VER NOTÍCIA
08-12-2023

Secretaria de Cultura de Nova Roma do Sul divulga editais da Lei Paulo Gustavo para impulsionar setor audiovisual e demais artes

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do munic...

VER NOTÍCIA
28-11-2023

XVIII Concurso Literário: confira os pré-selecionados

A Secretaria de Educação e...

VER NOTÍCIA
22-11-2023

Semana Oscar Bertholdo 2023: Confira a programação completa

A comunidade se prepara para uma celebração ún...

VER NOTÍCIA