A 12ª La Prima Vendemmia é uma oportunidade para ser recepcionado pela comunidade e conhecer a cultura de uma cidade interiorana como Nova Roma do Sul.
A "Rota histórica da colonização" é um momento de resgate das raízes da região em que o visitante vai ter a oportunidade de explorar um antigo moinho e uma ferraria, que ainda estão em funcionamento, e uma casa histórica com a exposição do maior acervo do Município. A visita ao antigo moinho é guiada pelo proprietário, que faz uma demonstração aos participantes. Na ferraria, será possível conhecer o acervo de ferramentas antigas usadas pelos imigrantes italianos. Em uma casa ambientada como nos tempos da colonização, objetos e móveis, como rádios, ferros de passar e camas contextualizam o cotidiano da época. Distante a 6 Km da cidade de Nova Roma do Sul, na propriedade de Alberto Peliciolli, está o maior acervo da história da colonização do município desde 1888. Na chegada, o visitante é convidado conhecer o moinho, movido por uma pequena hidrelétrica das proximidades, que até hoje é utilizado para fabricar a farinha para a polenta e descascar arroz. Após, se deslocará até a praça da linha Castro Alves para contemplar a Igreja Nossa Senhora do Carmo construída, em 1945. Também ali se encontra preservada uma igrejinha de madeira de 110 anos com o mobiliário original, um dos primeiros santuários do município. Ao lado da praça da cidade, o turista poderá visitar a residência da família Peliciolli com uma exposição completa do acervo da imigração italiana e uma ferraria com objetos e utensílios utilizados pela família desde o início do século passado. Participar do passeio na “Rota da Colonização” é voltar ao tempo, desde o final de 1800 e reviver a importante história de trabalho e fé dos antepassados. No final dos passeios, são oferecidos saborosos produtos coloniais: pão, salame, copa, queijo biscoitos, chimias, uva, vinho e suco, com a hospitalidade e manifestações culturais que fizeram e ainda fazem parte dos descendentes dos imigrantes.
Na Rota "Uva, vinho e aventura", será realizado um passeio até o Eco Parque Cia. Aventura. A 7 km da cidade de Nova Roma do Sul, na Linha Paranaguá, o visitante é acolhido para vivenciar o contato com a natureza. Na breve caminhada pelo parque, é possível entrar em contato com animais exóticos e deliciar-se com o farto café colonial em um local privilegiado com vista para o Vale do Rio das Antas e em meio às atividades de aventura. Além de saborear uvas e os produtos coloniais, o turista vai poder superar limites e se aventurar com os esportes oferecidos. Ali, pode conhecer ou praticar atividades como tirolesa, rapel, Bungee Jumping, arvorismo, entre outros desafios, mas o custo não está incluído no passeio.
Na Rota "Vinhos nos Vales da Prata", a visita será em uma vinícola, localizada nas encostas do Rio da Prata em uma imersão no mundo dos vinhos. Na Capela Nossa Senhora da Salete, a 4 km do centro da cidade de Nova Roma do Sul, o visitante vai conhecer a Vinícola De Bastiani e saborear a uva, vinhos, sucos e espumantes premiados e reconhecidos em toda região junto a um porão de pedra envolto por peças utilizadas antigamente na fabricação do vinho pelos avós dos atuais proprietários. De carretão, irá até o mirante dos Vales da Prata, admirando a paisagem onde estão várias grutas que serviam de esconderijo do lendário bandoleiro “Paco”, fugitivo mais procurado de 1920 ao início dos anos 1930. Do alto do morro, descortina-se o vale profundo, o rio, a ferrovia e a mais bela ferradura da região, em uma das curvas do Rio da Prata.
Serviço
Para participar dos passeios, o investimento é de R$ 15,00, incluindo degustação de uvas e café colonial. Os ingressos podem ser adquiridos na hora ou por agendamento pelo e-mail turismo@novaromadosul.rs.gov.br. Todos os passeios vão sair da Rua do Parque, no Centro de Esporte e Lazer, no sábado e no domingo da festa para grupos de até 15 pessoas. Cada passeio será de, aproximadamente, duas horas.
A La Prima Vendemmia é uma realização da Prefeitura de Nova Roma do Sul. Localizado a 28 km de Antônio Prado, 48 km de Farroupilha, 23 km de Flores da Cunha e 150 km de Porto Alegre, 64 km de Caxias do Sul, o município possui, aproximadamente, 3.500 habitantes.
Programação
22 de janeiro
18h30min Abertura Oficial
19h30min Atividades com equipes da gincana
20h30min Jantar por adesão – Bifes na chapa
23 de janeiro
10h30min Apresentação de balé infantil
14h30min Atividades com equipes da gincana
15h30min Apresentação/aula de Zumba
17h30min Show com a banda Junkbox
Filó
20 horas Entrada Típica
20h30min Atividades com equipes da gincana
22 horas Apresentação Humorística com Edgar Maróstica
23 horas Apresentação do Ragazzi dei Monti
24 de janeiro
13 horas Apresentação Campo e Gaita
14h30min Desfile da Gincana
15 horas Apresentação Fervo de Gaitas
16 horas Apresentação compasso musical
16 horas Circuito Final da Gincana
19 horas Show com Reijow
21 horas Show com Gabriel Valim
3ª FEIRA AGROINDUSTRIAL E DE NEGÓCIOS
De 23 a 24 de janeiro
Abertura às 09 horas
Fechamento às 18 horas
Exposição de Produtos e Serviços, Agroindústrias, Artesanato, Uvas e Frutas
PASSEIOS TURÍSTICOS:
Rota Uva Vinho e Aventura
Colheita e degustação de uvas, visita ao Eco Parque Cia Aventura e Café Colonial
Rota histórica da Colonização
Colheita e degustação de uvas, visita ao museu, construções históricas e Café Colonial
Rota dos Vinhos nos Vales da Prata
Colheita e degustação de uvas, visita a vinícola com degustação, passeio de trator e Café Colonial
Horários de saídas dias 23 e 24/01
10h30min às 11h30min
13h30min às 15h30min
15h30min às 17 horas
17h30min às 19 horas
GASTRONOMIA
Praça de Alimentação com Gastronomia Típica da Imigração Italiana
23 e 24/01 - das 11h30min às 13h30min
Almoço típico no Salão Paroquial
24/01, às 11h30min
Vale a pena conferir também:
Dias 23 e 24/01, das 13 horas às 18 horas
- Faça sua foto antiga
- Visite o Museu da Vendemmia
- Conheça o Boteco antigo
- Saboreie as uvas distribuídas no evento
11ª La Prima Vendemmia
Na última edição, em 2014, aproximadamente sete mil pessoas prestigiaram os três dias de festa. O dado mostrou a superação em 115% de visitas já no primeiro dia e 250% em relação à edição anterior. O evento desempenhou importante papel para o fomento à cadeia produtiva do município e para a economia local, promovendo a valorização do trabalho na agricultura e artesanato.
Créditos fotos: Juliane Tonin
Durante a semana, atividades artísticas e culturais homenage... VER NOTÍCIA
A prefeitura realiza nesta quinta-feira, 24, audiência p&uacu... VER NOTÍCIA
Nos próximos meses, Nova Roma do Sul e Nova Pádua dar... VER NOTÍCIA
A prefeitura realiza nesta terça-feira, 16, audiência ... VER NOTÍCIA
Na quarta-feira, 17 de abril, a Prefeitura de Nova Roma do Sul rece... VER NOTÍCIA