CAMPANHA DE PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO DE FONTES D’ÁGUA
Tendo em vista a importância da água para a existência de vida na terra e tendo conhecimento da escassez de recursos hídricos de qualidade, a proteção e preservação das fontes de água são de fundamental importância para garantir a manutenção de tais recursos.
Para garantir água de boa qualidade para as propriedades do município, a Prefeitura Municipal juntamente com a Emater, incentivará a proteção de fontes de água, visando à manutenção e preservação destas fontes, e assim melhorando a qualidade da água. Fontes sem proteção sofrem assoreamento, deposição de sedimentos e degradação, prejudicando a qualidade da água, e colocando a fonte em risco.
Está ação visa também a prevenção de futuros problemas de falta de água, preservando as fontes, e diversificando as origens da água utilizada na propriedade, principalmente para fins não potáveis, oferecendo portanto mais opções no que se refere a dependência aos poços tubulares profundos no Município. Desta forma, na impossibilidade de abastecimento por tais poços tubulares profundos, as nascentes ou quaisquer fontes de água estarão protegidas ao invés de degradadas.
OBJETIVO - Executar a proteção de fontes de água no Município;
- Manutenção das nascentes para as futuras gerações;
- Desenvolver ações de conscientização ambiental;
- Valorizar as águas superficiais, evitando sua contaminação e degradação;
COMPETÊNCIAS
EMATER
A Emater realiza o trabalho de proteção das fontes com o auxílio dos proprietários, bem como a assistência técnica para realização do projeto, aplicando nas fontes o sistema de proteção necessário.
PREFEITURA
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente emite a autorização para realizar a proteção das fontes de água, a Secretaria Municipal de Saúde, Cidadania e Assistência Social, fornece o material necessário para a execução do projeto, e a Secretaria de Obras, quando necessário, pode fornecer maquinário para auxilio.
PROPRIETÁRIOS
Os proprietários deverão auxiliar na proteção das respectivas fontes, serão responsáveis pela manutenção da fonte, efetuar limpeza quando necessário e realizar o cercamento da fonte, evitando o acesso de animais a mesma. Deve também promover a reposição da cobertura vegetal quando necessário, que poderá ser por regeneração natural, observando sempre a área de preservação permanente prevista na legislação vigente.
Para a dessedentação animal, a água da fonte protegida deverá ser conduzida para um bebedouro apropriado, de modo a não prejudicar a fonte de água, bem como prejudicar quaisquer outras utilizações de tal água. Devem ser tomados todos os cuidados e medidas necessárias para a proteção e manutenção da fonte. Para o aproveitamento da água para consumo humano e de animais, e para recreação dentre outros usos, deverá ser realizada análise físico-química e biológica da água, e se necessário realizar tratamento da referida água.
Para participar da campanha e proteger suas fontes de água basta entrar em contato com a Emater pelo fone 3294-1766, ou com o setor de fiscalização da Prefeitura Municipal, fone 3294-1005, ramal 221.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde, Cidadania e Assistência Social
OUTRAS NOTÍCIAS
24-10-2024Educação, Cultura e Desporto
Acompanhe AO VIVO, a audiência pública da LOA 2025
A prefeitura realiza nesta quinta-feira, 24, audiência p&uacu...
VER NOTÍCIA