ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO REALIZAM TRABALHO COM IDOSOS
Desde o início de março vem sendo realizado em nosso município um Projeto de Pesquisa intitulado de ASPECTOS NUTRICIONAIS E ALIMENTARES E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS RESIDENTES EM NOVA ROMA DO SUL – RS, elaborado pelas acadêmicas de Nutrição: Helena Zoraski e Marilene Fiametti, com orientação dos docentes da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG): Cleber Cremonese e Maria Luisa Gregoletto, este projeto fomentará dados para o futuro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das acadêmicas.
Para realização do projeto de pesquisa foi realizado um sorteio aleatório e simples, através de listagem disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde do município sendo constituída, portanto por 350 idosos, da área urbana e da área rural da cidade, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos.
O projeto de pesquisa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde do município onde as Agentes Comunitárias estão realizando a aplicação de um questionário construído pelos pesquisadores contendo questões sobre as variáveis demográficas e socioeconômicas (idade, sexo, raça, estado civil, profissão, escolaridade), variáveis de comportamento e consumo alimentar (hábito de fumar e beber, ingestão hídrica, prática de exercícios físicos, número de horas de sono diárias e frequência alimentar dos últimos 7 dias), variáveis relativas à saúde e morbidades (é questionada a existência de Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e Câncer).
Após a visita das Agentes Comunitárias, as acadêmicas visitam o paciente em seu domicílio ou no Encontro Mensal dos Idosos onde as mesmas coletam dados sobre o estado nutricional (são aferidos peso, estatura e circunferência abdominal do entrevistado) após é entregue uma requisição de exames de sangue para ser realizada no Laboratório de Análises Clínicas do município em dia preferencial ao idoso para medir o perfil lipídico, glicêmico e hemograma completo.
Resumidamente o Projeto de Pesquisa tem como objetivo:
- Caracterizar a população de idosos do município;
- Investigar a prevalência de alterações no perfil glicêmico e lipídico dos idosos;
- Medir a prevalência de síndrome metabólica e fatores associados;
- Identificar padrões alimentares e fatores associados;
- Medir a prevalência de morbidades crônicas e fatores associados;
- Medir a prevalência de obesidade abdominal e fatores associados;
- Identificar o perfil lipídico e glicêmico;
É importante resaltar que a pesquisa atende todas as questões éticas e é aprovada pelo Comitê de Pesquisa da FSG. Inicialmente é solicitado ao participante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), o qual garante o total anonimato, sendo preservado o conteúdo dos dados obtidos. Ao término das análises, os instrumentos de coleta de dados, bem como o banco de dados ficarão sob a posse das acadêmicas pesquisadoras, pelo prazo mínimo de cinco anos e, após será encaminhado para a picotagem.
Os resultados do estudo poderão contribuir em diferentes magnitudes, no âmbito individual do idoso, pelo fato do monitoramento da saúde ou diagnóstico de alguma comorbidade, no âmbito municipal, pois auxiliará na elaboração de estratégias e ações específicas para esta população, e ainda na saúde pública geral, pois auxiliará na construção do conhecimento do perfil dos idosos nos dias atuais e na construção de políticas públicas de saúde.
As estudante agradecem à Prefeitura Municipal pelo apoio, em especial à Secretaria da Saúde pela disponibilização do auxilio das Agentes Comunitárias e pelo custeamento com os exames bioquímicos, e também à Secretaria da Educação e à Biblioteca Municipal pelo fornecimento das cópias.
Fonte: Helena Zoraski e Marilene Fiametti
OUTRAS NOTÍCIAS
23-11-2024Educação, Cultura e Desporto
33ª Semana Oscar Bertholdo e 37º Aniversário do município
Durante a semana, atividades artísticas e culturais homenage...
VER NOTÍCIA
24-10-2024Educação, Cultura e Desporto
Acompanhe AO VIVO, a audiência pública da LOA 2025
A prefeitura realiza nesta quinta-feira, 24, audiência p&uacu...
VER NOTÍCIA