Portal Destaque

Notícias

12/06/2017
Saúde, Cidadania e Assistência Social

Nova Roma do Sul lidera a saúde pública no estado


Resultado do Idese reconhece as cidades mais desenvolvidas


A Fundação de Economia e Estatística divulgou o ranking do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico, colocando Nova Roma do Sul no topo do estado quando o assunto é saúde. Os critérios utilizados no estudo foram as condições gerais de saúde, a longevidade e a saúde materno-infantil. No último resultado, a cidade conquistou a quarta colocação.

Entrando na Unidade Básica de Saúde é fácil perceber o porquê do resultado: a infraestrutura e a qualidade dos profissionais surpreendem os moradores. Na tarde desta segunda-feira, 12, a sala de espera da UBS estava vazia quando a nova-romense Clara Tochetto Caliari entrou, carregando os exames que precisava mostrar para o médico na consulta que foi agendada. “A população é muito bem atendida, desde o trabalho de prevenção até as consultas, a saúde é nota 10”, opina Clara.

Para o médico Daniel Kipper, o topo da lista se deve à diversos fatores, como a qualificação e interesse dos profissionais da área da saúde, em todos os níveis de atendimentos. “A boa relação interpessoal entre os profissionais e dos profissionais com a população também é um ponto positivo. No Posto não faltam remédios e nem empenho dos gestores. A administração se preocupa com os interesses da população.”, observa Daniel.

O vice-prefeito e Secretário de Saúde, Roberto Panazzolo, atribui o sucesso à prevenção: “Prevenção é tudo para a conquista do primeiro lugar. A implantação do Programa de Saúde da Família trouxe uma nova forma de pensar a saúde pública.”

A agente comunitária de saúde, Sabrina Zatti, também considera que o trabalho de prevenção tem ajudado a saúde pública. “Passar as informações corretas, conscientizando sobre os cuidados faz bastante diferença.”

O resultado avaliou os dados de 2014, mas agora o objetivo é manter a posição. “Estamos buscando recursos para ampliar a Unidade Básica e implantar a Central de Exames.”, anuncia o prefeito, Douglas Fávero Pasuch.

Na colocação geral do índice, englobando Saúde, Educação e Renda, Nova Roma do Sul conquistou a 54ª posição. 


Fonte: Assessoria de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS
19-04-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul avança no projeto de construção da ponte entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua

Na quarta-feira, 17 de abril, a Prefeitura de Nova Roma do Sul rece...

VER NOTÍCIA
19-02-2024

Meio Ambiente: prefeitura organiza coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d...

VER NOTÍCIA
22-01-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul e SENAC oferecem Curso Gratuito de Vendedor em Parceria

Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Nova Roma do Sul e...

VER NOTÍCIA
09-01-2024

Edital de concurso público da Prefeitura de Nova Roma do Sul é publicado

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou ne...

VER NOTÍCIA
08-12-2023

Secretaria de Cultura de Nova Roma do Sul divulga editais da Lei Paulo Gustavo para impulsionar setor audiovisual e demais artes

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do munic...

VER NOTÍCIA
28-11-2023

XVIII Concurso Literário: confira os pré-selecionados

A Secretaria de Educação e...

VER NOTÍCIA