Portal Destaque

Notícias

O tema do concurso é Janelas do Tempo
12/09/2017
Educação, Cultura e Desporto

Secretaria da Cultura divulga o tema do XII Concurso Literário


Edição seguirá o tema da 13ª La Prima Vendemmia, “Janelas do Tempo”. Confira o regulamento


Compor poesias é uma das artes mais sublimes desenvolvidas pelo ser humano. Através dela revelam-se sentimentos, memórias, experiências, vivências tão particulares. Irrepetíveis, como diz Oscar. É no jogo de palavras que nascem os poetas, seres sensíveis capazes de transmutar a mais simples das situações em algo imortal, inédito.

Sempre que refletimos a respeito da temática cultura, muito pode-se dizer sobre, mas cremos que a cultura é o que uma sociedade experiência no dia a dia; é fruto de sua história, origens, raízes e modo de vida; mas a sociedade moderna, mutável, em que tudo é efêmero, vem mudando valores culturais e sociais com uma velocidade nunca vista antes. São tempos de televisão, internet, redes sociais; o que era valor cultural para um grupo pode não ser mais para a geração seguinte. Nossa sociedade é culturalmente instável, uma sociedade influenciável.

No revés desta perspectiva é que, em 2006, teve início o Concurso Literário Oscar Bertholdo de Poesia, que desde então vem proporcionando a vivência e o fazer poético ao cotidiano de nossos munícipes, das crianças das séries iniciais aos jovens do ensino médio, bem como a comunidade em geral.

Neste ano, chegando a sua décima segunda edição, o concurso adere o tema da 13ª edição de La Prima Vendemmia, “Janelas do Tempo”, propondo a produção artística e literária de toda e qualquer história ou evento relacionado à concepção sinônima, objetiva e subjetiva de “janelas”. A organização sugere a abordagem das janelas como sendo nossos olhos, pontos de vista, períodos da história da cidade, o abrir-se para o novo, o passar do tempo, o entrar da luminosidade e dos novos ventos, bem como os conceitos de que nas janelas as pessoas assistem o tempo passar e de que as janelas são os olhos da alma. Na temática, as janelas são os olhos da cidade de Nova Roma do Sul.

O regulamento pode ser acessado clicando aqui, e as inscrições deverão ser feitas no período de 18 de setembro a 27 de outubro de 2017, nas categorias:

  • Educação Infantil, avaliada pelo quesito desenho;
  • 1º e 2º ano, avaliados pelo quesito desenho;
  • 3º e 4º ano, avaliados pelo quesito desenho;
  • 5º e 6º ano, avaliados pelo quesito poesia;
  • 7º, 8º e 9º ano, avaliados pelo quesito poesia;
  • Ensino Médio, avaliados pelo quesito poesia;
  • Comunidade, avaliados pelo quesito poesia;

Fonte: Assessoria de Comunicação
OUTRAS NOTÍCIAS
04-06-2025

Resultado do Sorteio nº 152 - NFG

Resultado do Sorteio nº 152 da Nota Fiscal Gaúcha &ndas...

VER NOTÍCIA
29-05-2025

Prefeitura orienta aposentados e pensionistas do RPPS sobre verificação de contracheques

A Prefeitura de Nova Roma do Sul orienta todos os aposentados e pen...

VER NOTÍCIA
23-05-2025

Comunidade de Castro Alves recebe pavimentação asfáltica com investimento de mais de R$ 900 mil

A comunidade de Castro Alves, em Nova Roma do Sul, no dia 23 de mai...

VER NOTÍCIA
21-05-2025

Praça da Imigração é oficialmente nomeada em Nova Roma do Sul

Na tarde desta segunda-feira, 20 de maio de 2025, ...

VER NOTÍCIA
21-05-2025

Administração Municipal trata com Aegea/Corsan melhorias no abastecimento de água e saneamento básico.

A Administração Municipal de Nova Roma do Sul partici...

VER NOTÍCIA
20-05-2025

AUDIÊNCIA PÚBLICA | PLANO PLURIANUAL 2026-2029

O Município de Nova Roma do Sul, nos termos que
disp&ot...

VER NOTÍCIA