Notícias

22/11/2017
Gabinete do Prefeito

Estudantes participam do projeto “Vereador Junior”


Em sessão solene, adolescentes são vereadores por um dia.


Com discursos que sugeriram a inclusão de pessoas com deficiências em atividades culturais, a formação de grupos de estudos e a promoção de eventos esportivos beneficentes, estudantes do Colégio Estadual Nova Roma foram vereadoras e vereadores por um dia.

Quem simulou a presidência da casa foi a aluna Eloísa Magnaguagno “É muito interessante participar, pois estamos aqui representando todos os nossos colegas. Aprendemos a ter a mente aberta para aceitar as opiniões e pôr em prática o que realmente é bom para a comunidade.”, observou. Luís Henrique Odorcik, Ellen Magnaguagno Mallmann e Gabriele Pasuch representaram como vice-presidente, primeira e segunda secretárias, respectivamente. Os demais postos de vereança foram preenchidos por Eloísa Salvatti, Mariana Luísa Carra, Maiara Rigo Bortolini, Fabiana Salvatti e Carlos Daniel Ferreira da Costa. Tamara Comin colaborou como auxiliar.

Na sessão, foram defendidos e aprovados, por unanimidade, três pedidos de indicação que serão apreciados pelo legislativo nas próximas sessões ordinárias. Os pedidos são de autoria dos próprios alunos, com o auxílio dos vereadores da cidade, dos professores e da supervisão da Câmara. Se aprovados no plenário, as solicitações serão encaminhadas ao executivo.

O diretor do Colégio Estadual Nova Roma, Cristiano Panozzo, acompanhou a sessão. “Apoiando este projeto, o Colégio Estadual Nova Roma busca proporcionar que os alunos participem de todo o processo que envolve a educação.”, mencionou no seu discurso, se dirigindo aos alunos.

O prefeito Douglas Fávero Pasuch também ocupou a tribuna e comentou sobre a importância dos jovens participarem nas decisões da comunidade, dos poderes legislativo, executivo e judiciário, e lembrou os alunos da relevância da juventude nos movimentos políticos. “O serviço público, e principalmente as decisões - como a aprovação ou não de leis - deve sempre seguir o interesse coletivo. Não podemos pensar somente no individual.”, lembrou Douglas.

Confira quais foram os pedidos de indicação e a autoria:

  • Pedido de Indicação N.º 01: Sugere a promoção de um dia com atividades voltadas para os munícipes que são portadores de deficiências, onde sejam realizadas brincadeiras, danças, cantos e apresentações de talentos. Os vereadores pedem ainda a inclusão dos alunos da APAE do nosso município no desfile cívico de 07 de setembro e no concurso literário da Semana Oscar Bertholdo de Poesia. Autoria: Partido dos Alunos com Necessidades Especiais – Eloísa Salvatti, Mariana Luísa Carra e Maiara Rigo Bortolini.
  • Pedido de Indicação N.º 02: Defende a criação de um grupo de estudos preparatório para o ENEM. Os vereadores sugerem que as atividades do grupo envolvam shows locais, palestras motivacionais, brincadeiras educativas e testes vocacionais. Autoria: Partido dos Jovens - Ellen Magnaguagno Mallmann Fabiana Salvatti e Eloísa Magnaguagno.
  • Pedido de Indicação N.º 03: Sugere que a Secretaria de Esporte Cultura e Desporto, organize dois finais de semana no ano dedicados a prática de modalidades esportivas, como: vôlei, futsal, tênis, maratona, ciclismo e bocha, cobrando inscrições na forma da doação de alimentos não perecíveis para doar a uma entidade carente. Também sugere que seja convidado a participar algum atleta reconhecido. Autoria:  Luís Henrique Odorcik, Gabriele Pasuch e Carlos Daniel Ferreira da Costa.

Fonte: Assessoria de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS
21-05-2019

Done Furbe: encontro de maio trouxe o tema ayurveda e sagrado feminino

Mais de sessenta mulheres se encontraram nesta terça-feira, ...

VER NOTÍCIA
11-05-2019

Com presença de Afonso Hamm, prefeitura inaugura asfalto em São Valentim

Concluída em dezembro de 2018, a obra de pavimentaç&a...

VER NOTÍCIA
30-04-2019

Conselho Tutelar: saiba como se inscrever na eleição de 2019

Até a próxima terça...

VER NOTÍCIA
27-04-2019

Juvenila, de Farroupilha, é eleita Rainha Regional da Terceira Idade

Em evento que reuniu mais de 650 pessoas...

VER NOTÍCIA
22-04-2019

Escolha de La Più Bella Ragazza: comissão divulga datas

A comissão organizadora da 14ª edição da ...

VER NOTÍCIA
05-04-2019

Prefeitura abre inscrições para candidatos à eleição dos Conselhos Tutelares

A partir de segunda-feira, 08 de abril, ...

VER NOTÍCIA