Portal Destaque

Notícias

07/12/2017
Educação, Cultura e Desporto

Barão do Rio Branco alcança conceitos exemplares na Avaliação Nacional de Alfabetização


A escola atingiu a média 85 em escrita.


A Barão do Rio Branco promoveu, na noite desta quarta-feira, 06, uma reunião com pais e responsáveis dos alunos para divulgar os resultados obtidos na Avaliação Nacional de Alfabetização e na aplicação de um simulado das Prova e Provinha Brasil.

Na apresentação e debate dos resultados, a coordenadora pedagógica da escola, Maristela Tochetto Lizot e o secretário de educação, Roberto Comin, expuseram ainda as atividades realizadas ao longo do ano no turno integral, que a partir de 2018, seguindo o Plano Nacional de Educação, passa a ser em três dias.

Avaliação Nacional de Alfabetização

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. As provas aplicadas aos alunos forneceram três resultados: desempenho em leitura, desempenho em matemática e desempenho em escrita.

Além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresenta em sua primeira edição as seguintes informações contextuais: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente da escola.

A ANA é censitária, portanto, é aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. A aplicação e a correção são feitas pelo INEP.

Nos resultados divulgados pelo INEP, a Barão do Rio Branco atingiu 75% de proficiência em leitura, 85% em escrita e 65% em matemática. “Ficamos orgulhosos com os resultados que os nossos alunos alcançaram. Toda a escola está de parabéns.”, observa o secretário de educação, Roberto Comin.

Prova Brasil

O objetivo do simulado é investigar as habilidades desenvolvidas pelas crianças e oferecer informações que possam orientar tanto os professores quanto os gestores escolares e educacionais na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados dessa avaliação.

A prova, que abrange testes de matemática e português, foi aplicada pela primeira vez na escola, com alunos em processo de alfabetização (1º, 2º e 3º ano) e com os alunos de 4º e 5º ano. A média geral obtida pela Barão do Rio Branco foi de 74,5 em Português e 70,1 em matemática. 


Fonte: Assessoria de Comunicação
OUTRAS NOTÍCIAS
19-02-2024

Meio Ambiente: prefeitura organiza coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d...

VER NOTÍCIA
22-01-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul e SENAC oferecem Curso Gratuito de Vendedor em Parceria

Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Nova Roma do Sul e...

VER NOTÍCIA
09-01-2024

Edital de concurso público da Prefeitura de Nova Roma do Sul é publicado

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou ne...

VER NOTÍCIA
08-12-2023

Secretaria de Cultura de Nova Roma do Sul divulga editais da Lei Paulo Gustavo para impulsionar setor audiovisual e demais artes

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do munic...

VER NOTÍCIA
28-11-2023

XVIII Concurso Literário: confira os pré-selecionados

A Secretaria de Educação e...

VER NOTÍCIA
22-11-2023

Semana Oscar Bertholdo 2023: Confira a programação completa

A comunidade se prepara para uma celebração ún...

VER NOTÍCIA