Apenas 23 municípios do estado têm a habilitação que permite a venda intermunicipal de produtos de origem animal
Atuando desde 2015, o Serviço de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal Municipal (SIM), vem avançando e trazendo benefícios para produtores e agroindústrias familiares da cidade, através da fiscalização e orientação quanto às exigências higiênico-sanitárias.
A inspeção é exercida no município em matadouros, indústrias, agroindústrias familiares e estabelecimentos comerciais que se dediquem ao abate, industrialização e comércio de carnes e demais produtos de origem animal.
Nesta terça e quarta-feira, 16 e 17, auditores da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação avaliaram o Município e emitiram parecer favorável da adesão ao sistema, incluindo o SIM de Nova Roma do Sul na restrita lista de 22 cidades que fazem parte do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF). Na Serra, apenas outras três cidades têm a habilitação.
Para o prefeito Douglas Fávero Pasuch, o trabalho é resultado do esforço de várias frentes, mas principalmente dos próprios estabelecimentos, que precisaram se adequar às exigências. “Com esta conquista do Município, valorizamos as agroindústrias da cidade, ao mesmo tempo em que abrimos a oportunidade de ampliarem a abrangência de atuação.”, observa.
“O maior benefício do SUSAF é a valorização dos produtores da cidade, que a partir de agora podem levar o nome de Nova Roma do Sul para todo o estado.”, observa o médico veterinário do SIM, Gustavo Martins Erhardt.
Entenda o que é o SUSAF
A implantação do SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), regulamentado pelo Decreto Estadual n° 49340 de 05 de julho de 2012, permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais e que estejam engajados neste Sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, o que só caberia àqueles registrados na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA) por meio do Serviço Estadual de Inspeção (CISPOA). Para que os municípios obtenham, de forma voluntária a adesão a este Sistema, é necessária a comprovação da equivalência junto à SEAPA dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização.
Essa medida é uma determinação do CONF... VER NOTÍCIA
Durante a semana, atividades artísticas e culturais homenage... VER NOTÍCIA
A prefeitura realiza nesta quinta-feira, 24, audiência p&uacu... VER NOTÍCIA
Nos próximos meses, Nova Roma do Sul e Nova Pádua dar... VER NOTÍCIA
A prefeitura realiza nesta terça-feira, 16, audiência ... VER NOTÍCIA