Notícias

17/05/2018
Educação, Cultura e Desporto

Supletivo muda a vida de moradores de Nova Roma do Sul


Adultos buscam a formação que sempre sonharam


A cena era certamente impensável até alguns anos atrás: uma turma de adultos com cadernos na mão, ocupando o espaço do Colégio Estadual Nova Roma – até então utilizado pelos seus filhos – para aprender o conteúdo que normalmente se aprende quando criança, no ensino fundamental.

Mas desde 2017 esse sonho começou a se tornar realidade quando 13 alunos corajosos se inscreveram para uma turma de supletivo do ensino fundamental, motivados pela busca do conhecimento e a formação que sempre quiseram, mas não conquistaram por falta de oportunidades. A média de idade da turma que agora conclui a etapa é de 45 anos, ou seja, quando estavam em idade escolar não lhes era oferecido transporte escolar, por exemplo.

Em anos passados, mesmo que a educação fosse oferecida na cidade, era praticamente impossível que crianças do interior conseguissem completar o ensino fundamental. A agricultora Valdete Roldo Gambatto, hoje com 46 anos, foi uma dessas crianças que tiveram que desistir do sonho de estudar depois da quinta série. “Se eu quisesse estudar eu tinha que sair de casa, com 13 anos. Eu até tentei, mas a saudades da família era maior que a vontade de estudar”, lembra, emocionada.

E Valdete não é um caso isolado. Naquela época, sem o transporte escolar no interior, os jovens estudantes precisavam se mudar para o centro, muitas vezes trabalhando em casas de amigos ou parentes para justificar a estadia. Alguns destemidos arriscavam uma exaustiva caminhada, que seguidamente era solitária – não eram muitos os que perseguiam os livros.  

Agora, já levando uma vida independente e estável, ficou mais fácil dar esse pontapé inicial. O motorista Daniel Bortolini participou da turma de 2017, conciliando o trabalho com os livros. Ele avalia que agora, com estudo, vai melhorar muito mais a carreira profissional. “Quando eu tinha um tempo de folga eu estava estudando. O trabalho não atrapalha, só se torna mais puxado, tem que ter vontade”, defende.

Para conseguir atender o público adulto, as aulas preparatórias para as provas do supletivo ocorrem à noite, no Colégio Estadual Nova Roma, que fica no centro da cidade. Janaína Vasques Figueiredo, uma das cinco professoras que lecionam as aulas, conta que sentiu um pouco de medo antes das aulas começarem: “Não sabíamos o que vinha pela frente... mas depois que nos conhecemos, a vontade de ensinar só aumentava. Eles são muito esforçados.”

Voos maiores

E a caminhada não para por aí. A partir de agora a Secretaria de Educação passa a oferecer turmas de supletivo do ensino médio também. Para Valdete, esse é um desafio que vale a pena: “Eu vou tentar. É difícil, ainda mais depois de 33 anos sem pegar um livro na mão, mas já estou sentindo falta das aulas e meus filhos me incentivam.”

Se você se sentiu inspirado e também quer realizar esse sonho de concluir o ensino médio ou fundamental, as inscrições para as novas turmas seguem abertas até dia 25 de maio.

::Serviço::

- As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Educação, presencialmente, ou por telefone, 3294-1005, até o dia 25/05/2018.

- O aluno deve ser maior de 18 anos e apresentar 3 fotos 3X4, cópia do RG e CPF, cópia da Certidão de Nascimento, comprovante de Endereço recente, 2 vias do histórico escolar original, comprovante de horário de trabalho (se noturno) e procuração para realização de inscrição, essa autenticada em cartório.

- A taxa de inscrição custa R$ 40,00.


Fonte: Assessoria de Comunicação
OUTRAS NOTÍCIAS
12-09-2019

Confira a Programação Completa dos Festejos Farroupilhas

Os Festejos Farroupilhas de 2019 em...

VER NOTÍCIA
07-09-2019

Cençasamba vence, desbanca Fagundes Varela e ganha o XV Campeonato Municipal de Futsal

Depois de vencer por 8 a 2 do Indecisão, nas semifinais, o C...

VER NOTÍCIA
02-09-2019

Nova Roma do Sul conhece as soberanas da La Prima Vendemmia

Em um cenário todo ambientado com lampiões, galhos e ...

VER NOTÍCIA
29-08-2019

Nova Roma do Sul escolherá La Più Bella Ragazza 2019 neste sábado

Nova Roma do Sul começa a se preparar para mais uma La Prima...

VER NOTÍCIA
16-07-2019

Meio Ambiente: Prefeitura organiza coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d...

VER NOTÍCIA
16-07-2019

Done Furbe: edição de julho falou sobre plantas bioativas

Mais de cinquenta mulheres se encontraram nesta terça-feira,...

VER NOTÍCIA