Os poetas e pequenos artistas do município vão se inspirar “À Luz de Lampiões”
Compor poesias é uma das artes mais sublimes desenvolvidas pelo ser humano. Através dela revelam-se sentimentos, memórias, experiências, vivências tão particulares. Irrepetíveis, como diz o próprio Oscar Bertholdo, escritor e homenageado pelo concurso. É no jogo de palavras que nascem os poetas, seres sensíveis capazes de transmutar a mais simples das situações em algo imortal, inédito.
Sempre que refletimos a respeito da temática cultura, muito pode-se dizer sobre, mas a cultura é o que uma sociedade experimenta no dia a dia, é fruto de sua história, origens, raízes e modo de vida. Mas a sociedade moderna, mutável, em que tudo é efêmero, vem mudando valores culturais e sociais com uma velocidade nunca vista antes. São tempos de televisão, internet, redes sociais: o que era valor cultural para um grupo pode não ser mais para a geração seguinte. Nossa sociedade é culturalmente instável, influenciável.
No revés desta perspectiva é que, em 2006, teve início o Concurso Literário Oscar Bertholdo de Poesia, que desde então vem proporcionando a vivência e o fazer poético ao cotidiano de nossos munícipes, das crianças das séries iniciais aos jovens do ensino médio, bem como a comunidade em geral.
Neste ano, chegando a sua décima quarta edição, o concurso propõe o tema “À Luz de Lampiões”, norteando a produção artística e literária de toda e qualquer história ou evento relacionado à concepção sinônima, objetiva e subjetiva de “lampiões”. Sugere-se a abordagem dos lampiões como sendo o objeto que iluminava o caminho dos imigrantes rumo aos filós. Uma vez que a temática também guia a 14ª edição da La Prima Vendemmia, os lampiões também simbolizam a iluminação do passado e do futuro da festa que completa 25 anos em 2020. Como palavras-chave para o processo criativo indica-se: luz, fogo, noite, esperança, caminhada, festa, filós, encontro, etc.
A organização orienta ainda a utilização de entrevista e pesquisa bibliográfica e fotográfica como estímulo criativo: “conversem com quem viveu na época em que o lampião era a única luz que iluminava a noite. Imaginem como era a convivência e as confraternizações daquele tempo e façam um contraponto com o futuro que queremos iluminar”, aconselha o secretário de cultura, Roberto Comin.
Como novidade, esta edição traz uma nova categoria: Comunidade Desenho. Nela, os adultos e os alunos poderão expressar sua visão do tema em desenhos autorais.
Se inspirou? Então acessa o regulamento e os formulários em www.novaromadosul.rs.gov.br/downloads. As inscrições devem ser feitas no período de 23 de setembro à 1º de novembro de 2019, nas categorias:
Durante a semana, atividades artísticas e culturais homenage... VER NOTÍCIA
A prefeitura realiza nesta quinta-feira, 24, audiência p&uacu... VER NOTÍCIA
Nos próximos meses, Nova Roma do Sul e Nova Pádua dar... VER NOTÍCIA
A prefeitura realiza nesta terça-feira, 16, audiência ... VER NOTÍCIA
Na quarta-feira, 17 de abril, a Prefeitura de Nova Roma do Sul rece... VER NOTÍCIA