Portal Destaque

Notícias

abertura (2)
25/01/2020
Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo

Programação da La Prima Vendemmia é aberta oficialmente em Nova Roma do Sul


Festa inaugura o calendário de eventos que celebra a colheita de uvas na Serra Gaúcha


A programação da La Prima Vendemmia, principal evento de Nova Roma do Sul, está aberta na Serra Gaúcha. Na noite da última sexta-feira, dia 24 de janeiro, uma cerimônia oficial marcou o início das atividades. Conhecida por ser a festa que costuma abrir o calendário de eventos que celebra a vindima no Rio Grande do Sul, a La Prima Vendemmia atrai, a cada dois anos, milhares de turistas de todo o Estado para a cidade.

Na cerimônia de abertura, o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Fávero Pasuch, ressaltou que neste ano o evento ocorre em dois fins de semana, ao contrário das últimas edições em que era comemorada em apenas um. "A La Prima Vendemmia é o momento em que a nossa comunidade mostra o que tem de melhor", resumiu.

O trio de soberanas desta edição da festa é formado pela rainha Milena Stefan Volpato e as princesas Jéssica Vanzin e Fernanda Cadoná. Durante todo mês de janeiro, a corte passou por cerca de 20 cidades da Serra Gaúcha e da região metropolitana para divulgar os atrativos de Nova Roma do Sul e da feira. "Na La Prima Vendemmia, celebramos não apenas a colheita das primeiras uvas, mas também a cultura e o trabalho do nosso povo", destacou Milena.

Neste ano, pela primeira vez, a La Prima Vendemmia é presidida por uma mulher. Em seu discurso, Daniela Graziotin Fávero relatou seu envolvimento com a festa e os diferenciais do evento: “O que nos orgulha, é que o público tem acesso a todas atrações sem precisar pagar nada, comprovando que a La Prima Vendemmia é um evento democrático e para a família toda”.

Após a cerimônia oficial, o público que esteve presente conferiu a abertura do pavilhão destinado aos expositores. Dezenas de marcas estão comercializando produtos durante a festa, incluindo um espaço destinado à agroindústria. No ambiente, há também distribuição gratuita de uvas.

Os jogos coloniais da La Prima Vendemmia também tiveram seu pontapé inicial durante a abertura. O trio de soberanas participou das atividades – incluindo a conhecida pisa de uvas. Houve ainda um jogo de bocha entre os prefeitos presentes no evento. Com passeios pelo interior, farta gastronomia e shows gratuitas, a La Prima Vendemmia 2020 segue até dia 2 de fevereiro.

 

O QUE É A FESTA

Responsável por abrir o calendário de eventos da vindima no Rio Grande do Sul, a La Prima Vendemmia é realizada pela prefeitura de Nova Roma do Sul e ocorre de dois em dois anos. O tema desta edição é “À Luz de Lampiões”, rememorando aos tempos em que moradores do interior usavam lampiões para iluminar o caminho ao visitar uns aos outros nos filós.

O filó, por sinal, é um dos destaques da programação da La Prima Vendemmia. O evento acontece nos dois sábados à noite, com entrada gratuita (o visitante paga apenas o que consumir). A atração conta com encenação cênica e chega a reunir duas mil pessoas – o que o fazer ser conhecido como o Maior Filó da Serra Gaúcha.

A expectativa dos organizadores para a La Prima Vendemmia 2020 é superar os 20 mil visitantes da última edição, celebrada em 2018.

 

A PROGRAMAÇÃO

:: A festa ocorre em dois fins de semana, nos dias 24, 25, 26, 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2020 no Complexo Municipal de Esporte e Lazer, em Nova Roma do Sul. O acesso pelo município ocorre de quatro formas: Via Farroupilha pela ERS 448, pelo município de Nova Pádua, por Antônio Prado ou Veranópolis. A entrada é gratuita;

:: Dezenas de expositores estão comercializando produtos durante a feira. Há espaço kids;

:: Os passeios no interior de Nova Roma do Sul são uma das atrações mais requisitadas. Os visitantes que chegam aos pavilhões podem comprar os ingressos para os passeios e visitar propriedades onde o turismo rural é ofertado junto de café colonial. A atração é paga à parte;

:: Outro destaque da programação é o filó, chamado de Maior Filó da Serra Gaúcha. Ele ocorre nos dois sábados à noite, com entrada gratuita. O visitante paga o que consumir;

:: Entre os shows musicais, destaque para Tchê Barbaridade, Barbarella, Ragazzi dei Monti, Girotondo, Os Daltons e atração nacional com o sertanejo Loubet;

:: A Programação Cultural da La Prima Vendemmia é uma realização da prefeitura de Nova Roma do Sul e da Secretaria Especial da Cultura, através do Ministério da Cidadania. O patrocínio é da Ceran - Companhia Energética Rio das Antas;

:: Mais informações no site www.vendemmia.tur.br.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Juliane Tonin, Divulgação


Fonte: Assessoria de Comunicação
OUTRAS NOTÍCIAS
19-04-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul avança no projeto de construção da ponte entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua

Na quarta-feira, 17 de abril, a Prefeitura de Nova Roma do Sul rece...

VER NOTÍCIA
19-02-2024

Meio Ambiente: prefeitura organiza coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d...

VER NOTÍCIA
22-01-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul e SENAC oferecem Curso Gratuito de Vendedor em Parceria

Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Nova Roma do Sul e...

VER NOTÍCIA
09-01-2024

Edital de concurso público da Prefeitura de Nova Roma do Sul é publicado

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou ne...

VER NOTÍCIA
08-12-2023

Secretaria de Cultura de Nova Roma do Sul divulga editais da Lei Paulo Gustavo para impulsionar setor audiovisual e demais artes

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do munic...

VER NOTÍCIA
28-11-2023

XVIII Concurso Literário: confira os pré-selecionados

A Secretaria de Educação e...

VER NOTÍCIA