Portal Destaque

Notícias

triosoberanas-filó2
26/01/2020
Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo

Filó da La Prima Vendemmia, em Nova Roma do Sul, reúne duas mil pessoas neste sábado


Evento também será realizado no segundo final de semana da festa, no dia 1º de fevereiro, com entrada franca


Um dos pontos altos da programação da La Prima Vendemmia, principal festa de Nova Roma do Sul, é o filó encenado. No último sábado (25), o evento reuniu aproximadamente duas mil pessoas no Complexo Municipal de Esporte e Lazer do município, onde a festa ocorre. O encontro é considerado o maior filó da Serra Gaúcha, tendo em vista a quantidade de espectadores e de pessoas envolvidas na organização.

Ao todo, a encenação contou com a participação de mais de 80 moradores de Nova Roma do Sul. O tema da La Prima Vendemmia deste ano - "À Luz de Lampiões" - rememora essa tradição: antigamente, os moradores do interior usavam o objeto para iluminar o caminho ao visitar uns aos outros nos filós. 

Embalada pelas luzes dos lampiões, a comunidade de Nova Roma do Sul encena no filó a jornada dos seus antepassados desde o momento em que saíram da Itália em busca do sonho de uma vida digna, sem fome, até passar pela frustração de encontrar apenas montes e vegetação densa na Serra Gaúcha. O espetáculo também mostra o desfecho dessa história, com a construção das primeiras casas e a chegada do desenvolvimento urbano. "O filó relembra todo o trabalho e a fé do nosso povo. É uma homenagem à história e à cultura de Nova Roma do Sul", destaca Tiago Pasa, secretário de Turismo do município, que também é um dos artistas do filó.

O trabalho de pesquisa para a realização do espetáculo teve início em 2017, quando a diretora cênica Julinéia Fochesatto se reuniu com João Panozzo, historiador de Nova Roma do Sul. Juntos, eles imaginaram como a história do município poderia ser contada em um palco. Em novembro de 2019, o roteiro foi escolhido para ser encenado na 14ª edição da La Prima Vendemmia. Poucos dias antes da decisão, porém, Panozzo teve um aneurisma e acabou falecendo. "Esse filó é uma grande homenagem ao Panozzo. Os atores entraram em cena conscientes disso. Graças ao trabalho dele, tivemos todo o embasamento histórico para fazermos um espetáculo sobre algo que realmente aconteceu", relata Julinéia.

O engajamento da comunidade de Nova Roma do Sul com o filó é intenso. Elenco, figurino, cenário, organização: todas as etapas do espetáculo contam com a participação da comunidade. "Isso é uma das coisas mais legais de Nova Roma: a comunidade entende que a festa é dela", resume Julinéia. O filó volta a ser encenado no segundo final de semana da La Prima Vendemmia, também no sábado à noite, com entrada gratuita. O evento também ocorre no dia 1º de fevereiro, a partir das 20h.

 

SOBRE A FESTA

Responsável por abrir o calendário de eventos ligados à colheita de uva no Rio Grande do Sul, a La Prima Vendemmia é realizada pela prefeitura de Nova Roma do Sul a cada dois anos.

Um dos grandes diferenciais desta edição é a duração do evento: são dois fins de semana ao invés de um, abrangendo assim os dias 24, 25, 26, 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2020. O alto número de visitantes da última edição – que contabilizou cerca de 20 mil pessoas – foi determinante para a decisão de ampliar a programação. Com mais dias de atividades, a expectativa da organização é superar a quantidade de visitas da festa de 2018.

A programação da 14ª La Prima Vendemmia contempla, entre outras atrações, passeios turísticos pelo interior, degustação de uvas, shows artísticos e musicais, jogos coloniais e o filó italiano encenado. As atrações da festa são gratuitas e ocorrem no Complexo Municipal de Esporte e Lazer, bem no centro do município. A única atração que precisa ser adquirida pelos visitantes são os passeios turísticos pelo interior, pois englobam transporte e café colonial. Os valores partem de R$30.

 

A PROGRAMAÇÃO

:: A festa ocorre em dois fins de semana, nos dias 24, 25, 26, 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2020 no Complexo Municipal de Esporte e Lazer, em Nova Roma do Sul. O acesso pelo município ocorre de quatro formas: Via Farroupilha pela ERS 448, pelo município de Nova Pádua, por Antônio Prado ou Veranópolis. A entrada é gratuita;

:: Dezenas de expositores estão comercializando produtos durante a feira. Há espaço kids;

:: Os passeios no interior de Nova Roma do Sul são uma das atrações mais requisitadas. Os visitantes que chegam aos pavilhões podem comprar os ingressos para os passeios e visitar propriedades onde o turismo rural é ofertado junto de café colonial. A atração é paga à parte;

:: Outro destaque da programação é o filó, chamado de Maior Filó da Serra Gaúcha. Ele ocorre nos dois sábados à noite, com entrada gratuita. O visitante paga o que consumir;

:: Entre os shows musicais, destaque para Tchê Barbaridade, Barbarella, Ragazzi dei Monti, Girotondo, Os Daltons e atração nacional com o sertanejo Loubet;

:: A Programação Cultural da La Prima Vendemmia é uma realização da prefeitura de Nova Roma do Sul e da Secretaria Especial da Cultura, através do Ministério da Cidadania. O patrocínio é da Ceran - Companhia Energética Rio das Antas;

:: Mais informações no site www.vendemmia.tur.br.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Juliane Tonin, Divulgação


Fonte: Assessoria de Comunicação
OUTRAS NOTÍCIAS
26-01-2021

Vacina contra a Covid-19: confira a lista de vacinados

A imunização contra a covid-19 teve início na ...

VER NOTÍCIA
25-01-2021

CORONAVÍRUS: boletim epidemiológico diário

Confira os números do Boletim Epidemiológico at&eacut...

VER NOTÍCIA
22-01-2021

ERS 448: confira como funcionará o trânsito na rodovia durante as obras de recuperação

Bloqueada em julho e liberada apenas em dezembro de 2020, a ERS 448...

VER NOTÍCIA
21-01-2021

2021 começou com as obras à todo vapor

Foto 1 - Ampliação da Escola Barão do Rio Bran...

VER NOTÍCIA
21-01-2021

ERS 448: confira como funcionará o trânsito na rodovia durante as obras de recuperação

loqueada em julho e liberada apenas em dezembro de 2020, a ERS 448 ...

VER NOTÍCIA
20-01-2021

Nova Roma do Sul recebe 10 doses da vacina contra a covid-19 e primeira imunizada é uma médica

A imunização contra a covid-19 teve início nes...

VER NOTÍCIA