Portal Destaque

Notícias

divulgação (1)
31/01/2020
Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo

Barbarella, Girotondo, Loubet e mais: veja as atrações culturais do último fim de semana de La Prima Vendemmia



Sete apresentações musicais ou humorísticas animarão o público que participará do último fim de semana da 14ª La Prima Vendemmia, em Nova Roma do Sul. São opções para todos os públicos: Barbarella, Pedro Ernesto e Banda, Maróstica, Girotondo, Os Daltons, Chandy e Adriano e o sertanejo Loubet são as estrelas dos três dias. A entrada para todas as atrações é gratuita. O primeiro fim de semana do evento reuniu 20 mil pessoas, confirmando o tamanho do sucesso da La Prima Vendemmia: a expectativa é de recorde de público ao término da programação.

Considerada uma das bandas mais influentes do cenário cultural gaúcho, a banda Barbarella subirá ao palco nesta sexta-feira (31) para ouvir o público cantar, em coro, os hits “Só uma canção” ou “Faça alguém feliz”: o carisma, a popularidade e a trajetória da banda prometem contagiar os visitantes. A La Prima Vendemmia também deu espaço para atrações bastante regionais: no primeiro fim de semana, Ragazzi dei Monti encantou a todos após o Filó Cênico. Desta vez, caberá ao Girotondo levar a plateia e encerrar a noite do sábado com chave de ouro. Afinal, é difícil ficar parado diante dos clássicos que embalam há anos as confraternizações na Serra Gaúcha. “Procuramos resgatar a cultura local, valorizando os ritmos que são decorados por todas as gerações e, claro: sem esquecer dos jovens, ao contemplar o sertanejo na lista de atrações. O que nos orgulha, também, é que o público tem acesso a todas atrações sem precisar pagar nada, comprovando que a La Prima Vendemmia é um evento democrático e para a família toda”, avalia a primeira mulher a presidir a feira em suas 14 edições, Daniela Graziotin Fávero.

De Campo Grande para Nova Roma do Sul, Loubet, uma das atrações mais esperadas, chega em show pela turnê Singular com os hits “Made In Roça”, “Insana”, “Tá Rodada” e “Alma Gêmea”. Para se ter ideia da popularidade do sertanejo, Made In Roça chega a 17 milhões de visualizações no YouTube. Loubet chega a Nova Roma do Sul neste domingo com cinco músicas recém lançadas nas plataformas digitais: tem até parceria com Fernando e Sorocaba no som “Canal do Boi”. A missão de Loubet é arrematar sorrisos e muita alegria do público que presitigiará o encerramento da 14ª La Prima Vendemmia, no domingo, a partir das 20h.

O PROJETO CULTURAL

A Programação Cultural da La Prima Vendemmia é uma realização do município de Nova Roma do Sul e da Secretaria Especial da Cultura, através do Ministério da Cidadania e conta com patrocínio da Ceran - Companhia Energética Rio das Antas.

Com o intuito de promover o desenvolvimento cultural e artístico em âmbito local e regional, oferecendo mais espaços de consumo da arte e da cultura de forma gratuita, o projeto Programação Cultural na La Prima Vendemmia busca oferecer apresentações teatrais e musicais na principal festa do município, que possui importância simbólica, social, cultural e econômica para a região. Diante da pouca oferta de atrações culturais em cenários do interior, a ação cultural torna-se uma oportunidade de a comunidade usufruir de espetáculos de arte, fomentando sobretudo o interesse nas práticas culturais.

 

FILÓ

Este fim de semana é também a última oportunidade do visitante assistir ao Filó Encenado, no sábado à noite, a partir das 20h. O encontro é considerado o maior filó da Serra Gaúcha, tendo em vista a quantidade de espectadores e de pessoas envolvidas na organização. A entrada também é gratuita.

Ao todo, a encenação conta com a participação de mais de 80 moradores de Nova Roma do Sul. O tema da La Prima Vendemmia deste ano - "À Luz de Lampiões" - rememora essa tradição: antigamente, os moradores do interior usavam o objeto para iluminar o caminho ao visitar uns aos outros nos filós. 

Embalada pelas luzes dos lampiões, a comunidade de Nova Roma do Sul encena no filó a jornada dos seus antepassados desde o momento em que saíram da Itália em busca do sonho de uma vida digna, sem fome, até passar pela frustração de encontrar apenas montes e vegetação densa na Serra Gaúcha. O espetáculo também mostra o desfecho dessa história, com a construção das primeiras casas e a chegada do desenvolvimento urbano. "O filó relembra todo o trabalho e a fé do nosso povo. É uma homenagem à história e à cultura de Nova Roma do Sul", destaca Tiago Pasa, secretário de Turismo do município, que também é um dos artistas do filó.

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

31 de janeiro

19:00        Abertura dos Portões

19:00        Abertura da Praça de Alimentação

21:00        Show com Barbarella

 

1º de fevereiro

09:00        Abertura dos Portões

10:30        Passeios Turísticos

11:30        Abertura da Praça de Alimentação

13:30        Passeios Turísticos

15:00        Jogos Coloniais

16:30        Passeios Turísticos

18:00        Show com Pedro Ernesto e Banda

20:00        Maior Filó da Serra Gaúcha

20:30        Entrada Cênica do Filó

21:00        Apresentação Humor com Maróstica

22:00        Show com Girotondo

 

02 de fevereiro

09:00        Abertura dos Portões

09:30        Encontro de Carros Antigos

10:30        Passeios Turísticos

11:30        Abertura da Praça de Alimentação

13:30        Passeios Turísticos

15:00        Jogos Coloniais

16:00        Os Daltons

16:30        Passeios Turísticos

18:30        Passeios Turísticos

19:00        Chandy e Adriano

20:00        Show com Loubet


Fonte: Assessoria de Comunicação
OUTRAS NOTÍCIAS
19-04-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul avança no projeto de construção da ponte entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua

Na quarta-feira, 17 de abril, a Prefeitura de Nova Roma do Sul rece...

VER NOTÍCIA
19-02-2024

Meio Ambiente: prefeitura organiza coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d...

VER NOTÍCIA
22-01-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul e SENAC oferecem Curso Gratuito de Vendedor em Parceria

Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Nova Roma do Sul e...

VER NOTÍCIA
09-01-2024

Edital de concurso público da Prefeitura de Nova Roma do Sul é publicado

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou ne...

VER NOTÍCIA
08-12-2023

Secretaria de Cultura de Nova Roma do Sul divulga editais da Lei Paulo Gustavo para impulsionar setor audiovisual e demais artes

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do munic...

VER NOTÍCIA
28-11-2023

XVIII Concurso Literário: confira os pré-selecionados

A Secretaria de Educação e...

VER NOTÍCIA