Campanha foi promovida pela prefeitura e pelo Banco de Sangue de Caxias do Sul
Doar sangue é um ato de solidariedade: cada doação pode salvar até quatro pessoas. Movidos por este pensamento, 88 novaromenses saíram de suas casas e de seus afazeres ao longo desta terça-feira para ajudar a abastecer os estoques do banco de sangue de Caxias do Sul. Destes, 77 passaram pela triagem e conseguiram efetivar a doação, que ocorreu no Salão Paroquial.
Entre doadores assíduos e estreantes, a arquiteta Michele Evangelista conta como foi a experiência de doar pela primeira vez: “Eu estava um pouco nervosa, mas foi muito tranquilo. A partir de agora, vou doar sempre.”
O vice-prefeito e secretário da saúde, Roberto Panazzolo, também participou da doação e se diz orgulhoso da comunidade. “Nova Roma sempre se mostra solidária. Com a campanha de doação de sangue não poderia ser diferente. Nós dependemos dos hospitais da região e é nossa obrigação ajudar a manter os estoques de sangue.”
A prefeitura e as empresas de Nova Roma do Sul vestiram a camisa da campanha e incentivaram seus funcionários. Das 77 bolsas coletadas, mais de 30 foram de trabalhadores da indústria do município e 20 de servidores públicos municipais.
“Ficamos surpresos com o número de doadores, pois tínhamos apenas 20 pessoas de Nova Roma do Sul nos nossos cadastros.”, conta a gerente de captação do Banco de Sangue, Franciele Roso. Ela conta que a meta diária para manter os estoques da instituição, que atende os hospitais privados da região de Caxias do Sul, é coletar 70 bolsas por dia, mas esse número dificilmente é atingido nos meses de janeiro.
Como doar
Os bancos de sangue realizam anualmente estas campanhas itinerantes, mas é possível doar o ano todo nos locais fixos de coleta.
Em Caxias do Sul, o Banco de Sangue está localizado na Rua Garibaldi, 476 - 1° andar - Ed. Centro Médico Pasteur. O telefone para contato é o (54) 3027 8600 e o atendimento ao público é das 7h30 às 16h, de segunda a sexta-feira; e das 7h30 às 12, no sábado.
Os critérios e informações sobre a doação podem ser consultados clicando aqui.
Governo incentiva doação antes de imunização contra covid-19
O Ministério da Saúde está incentivando os brasileiros a doarem sangue antes de serem vacinados contra a covid-19, em função do impedimento temporário para doação após o recebimento de certos tipos de vacinas.
O imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac funciona com vírus inativado, de modo que a pessoa imunizada fica impossibilitada de doar sangue por um período de 48 horas. Já o tempo de inaptidão para quem receber o imunizante da AstraZeneca/Oxford, produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é de sete dias, por se tratar de uma vacina de vetores virais.
Durante a semana, atividades artísticas e culturais homenage... VER NOTÍCIA
A prefeitura realiza nesta quinta-feira, 24, audiência p&uacu... VER NOTÍCIA
Nos próximos meses, Nova Roma do Sul e Nova Pádua dar... VER NOTÍCIA
A prefeitura realiza nesta terça-feira, 16, audiência ... VER NOTÍCIA
Na quarta-feira, 17 de abril, a Prefeitura de Nova Roma do Sul rece... VER NOTÍCIA