Portal Destaque

Notícias

12/05/2021
Saúde, Cidadania e Assistência Social

Covid-19: mais de mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina


Secretaria de Saúde alerta para manutenção dos cuidados


Mais de um ano após o início das medidas restritivas de distanciamento social, Nova Roma do Sul atravessa o momento mais crítico da pandemia. Ao longo de todo ano de 2020, a cidade contabilizou apenas 98 casos de Covid-19, mas só no período entre 11 de abril e 11 de maio de 2021, foram registrados 95 novos casos. Ou seja, o total de casos do ano passado foi praticamente superado em um mês.

O cenário descrito acima se desenrola ao mesmo tempo em que mais de mil pessoas já receberam a primeira dose dos imunizantes, o que representa mais de 30% da população. Segundo os dados de vacinação até a manhã desta quarta-feira, 1.104 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 451, a segunda.

– Com certeza se não fossem as vacinas o quadro seria ainda pior. Embora uma grande parcela dos nossos idosos já esteja imunizada, o momento ainda é de cuidado, o avanço da vacinação não pode ser motivo para as pessoas pararem de se cuidar – frisa o vice-prefeito e secretário de saúde, Roberto Panazzolo. Ele lembra ainda que a eficácia comprovada dos imunizantes se dá somente após 15 dias da dose de reforço.

Um dado que – localmente – pode demonstrar a proteção oferecida pela vacina e a importância de manter os cuidados é o detalhamento dos novos casos na cidade. O boletim epidemiológico de 11 de maio de 2021 reporta 37 casos ativos, dos quais, 34 (91,90%) são pessoas que ainda não receberam nenhuma dose da vacina, 2 (5,40%) são pessoas com a primeira dose e apenas 1 (2,70%) já com as duas doses.

– O poder público não tem medido esforços para que a economia e as aulas presenciais não sejam prejudicadas, mas o momento exige o esforço de todos. A experiência desse período de mais de 1 ano tem nos comprovado que as reuniões familiares são responsáveis pela maioria dos casos positivos. Evitar o contato com outros núcleos familiares é, juntamente com a vacina, a melhor prevenção – finaliza Roberto.

Embora repetitivo, é importante lembrar que o uso de máscara em qualquer situação de convívio público é obrigatório, assim como a higienização das mãos. Aglomerações ainda são vedadas.

O vacinômetro, que divulga as totalizações de doses recebidas e aplicadas pode ser acessado clicando aqui.


Fonte: Assessoria de Comunicação
OUTRAS NOTÍCIAS
19-04-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul avança no projeto de construção da ponte entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua

Na quarta-feira, 17 de abril, a Prefeitura de Nova Roma do Sul rece...

VER NOTÍCIA
19-02-2024

Meio Ambiente: prefeitura organiza coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d...

VER NOTÍCIA
22-01-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul e SENAC oferecem Curso Gratuito de Vendedor em Parceria

Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Nova Roma do Sul e...

VER NOTÍCIA
09-01-2024

Edital de concurso público da Prefeitura de Nova Roma do Sul é publicado

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou ne...

VER NOTÍCIA
08-12-2023

Secretaria de Cultura de Nova Roma do Sul divulga editais da Lei Paulo Gustavo para impulsionar setor audiovisual e demais artes

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do munic...

VER NOTÍCIA
28-11-2023

XVIII Concurso Literário: confira os pré-selecionados

A Secretaria de Educação e...

VER NOTÍCIA