Instituição adota uma mesma temática para todas as disciplinas
Era uma vez o tempo em que cada professor escolhia exemplos práticos distintos para cada matéria, ou mesmo para cada aula. Desde 2019 a escola municipal Barão do Rio Branco adota o formato de aulas integradas, onde uma temática escolhida a partir de ideias dos próprios alunos ou dos professores norteia as aulas de todas as matérias, e por vezes, até mesmo de toda a escola.
Livros infantis, eventos e festividades ou até mesmo objetos e brinquedos do cotidiano das crianças já foram selecionados como temas, que acabam entrando nos cadernos escolares para ambientar o conteúdo curricular em atividades de português, matemática, geografia, ciências, história, línguas estrangeiras, arte, ensino religioso, projeto de leitura e até educação física.
– Esta didática fez toda a diferença no ensino. Nós percebemos nitidamente o entusiasmo e o envolvimento com os temas. Como eles já conhecem profundamente os temas, acabam aprendendo brincando e se sentem parte do processo de aprendizagem – conta a professora Laíse Maiquela de Oliveira.
Segundo a diretora da escola, Daniela Grazziotin Favero, as aulas integradas agora já fazem parte dos planos de aula da escola.
– Claro que lá atrás precisamos dar formação para toda a equipe, pois para fazer a relação entre os temas e os conteúdos de uma forma lúdica e dinâmica é preciso muita criatividade – explica Daniela.
Os problemas da família gorgonzola, por exemplo, é um livro da escritora Eva Furnari que serviu de temática para todas as aulas dos alunos do quarto e quinto ano ao longo do mês de maio. Além de se transformar em problemas de matemática, o livro inspirou até uma aula de ciências, onde os alunos aprenderam a ligação entre o queijo gorgonzola e o reino Fungi.
– Eu gostei bastante do livro e das aulas, e acho que hoje nós vamos ganhar um prêmio – conta empolgada a aluna do quarto ano, Sofia Francisco Roldo.
No final do livro, quando os problemas da família foram resolvidos, os personagens ganham um troféu. E Sofia estava certa, não foi diferente com os alunos. Na manhã desta sexta-feira, as crianças receberam um pequeno troféu por resolverem todos os problemas da temática. As fotos podem ser conferidas clicando aqui.
De acordo com a coordenação pedagógica da escola as próximas temáticas que serão abordadas são as festividades de São João e o biodigestor, que converte restos de alimentos em gás de cozinha e fertilizante, instalado no pátio da escola e que foi destaque na imprensa nesta semana.
A prefeitura realiza nesta quinta-feira, 24, audiência p&uacu... VER NOTÍCIA
Nos próximos meses, Nova Roma do Sul e Nova Pádua dar... VER NOTÍCIA
A prefeitura realiza nesta terça-feira, 16, audiência ... VER NOTÍCIA
Na quarta-feira, 17 de abril, a Prefeitura de Nova Roma do Sul rece... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d... VER NOTÍCIA