Secretaria de Saúde comemora, mas alerta para manutenção dos cuidados
Mais de um ano após o início das medidas restritivas de distanciamento social, Nova Roma do Sul, assim como todo o Brasil, aguarda com ansiedade o avanço da vacinação e o consequente fim do distanciamento e da obrigatoriedade do uso de máscaras. Mas ainda é cedo: enquanto que ao longo de 2020 a cidade contabilizou apenas 98 casos de Covid-19, só em 2021 já foram registrados 327 novos casos.
– Com certeza as vacinas já estão protegendo uma boa parcela da população, mas o momento ainda é de cuidado. Como o efeito da vacinação é coletivo, precisamos de mais de 70% da população completamente vacinada – frisa o vice-prefeito e secretário de saúde, Roberto Panazzolo.
Ele lembra ainda que a eficácia comprovada dos imunizantes se dá somente após 15 dias da dose de reforço.
Segundo os dados de vacinação de hoje, 1.919 pessoas receberam a primeira dose da vacina ou a vacina de dose única, o que representa mais de 52% da população. Com o esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses ou com o imunizante de dose única, Nova Roma do Sul contabiliza 874 pessoas.
Com o público ampliado para moradores com 39 anos completos ou mais, na tarde desta quarta-feira chegou a vez do prefeito entrar na fila e se vacinar. Ele compareceu à UBS com a esposa, que também foi imunizada.
– Hoje chegou a minha vez e o único caminho pra solução é esse. Nova Roma é destaque em saúde porque sempre teve uma forte adesão às campanhas de vacinação. Contra a Covid-19 não está sendo diferente: a população está vindo se vacinar o quanto antes e isso vai fazer a diferença – avalia o prefeito Douglas Fávero Pasuch.
Um dado que – localmente – pode demonstrar a proteção oferecida pela vacina e a importância de manter os cuidados é o detalhamento dos novos casos na cidade. O boletim epidemiológico de 07 de julho de 2021 reporta 09 casos ativos, dos quais, um é de pessoa que já tomou as duas doses da vacina. A pessoa apresenta sintomas leves.
Embora repetitivo, é importante lembrar que o uso de máscara em qualquer situação de convívio público continua sendo obrigatório, assim como a higienização das mãos. Aglomerações ainda são vedadas.
O vacinômetro, que divulga as totalizações de doses recebidas e aplicadas pode ser acessado clicando aqui.
A prefeitura realiza nesta terça-feira, 16, audiência ... VER NOTÍCIA
Na quarta-feira, 17 de abril, a Prefeitura de Nova Roma do Sul rece... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d... VER NOTÍCIA
Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Nova Roma do Sul e... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou ne... VER NOTÍCIA
A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do munic... VER NOTÍCIA