Portal Destaque

Notícias

Foto: divulgação
14/09/2021
Educação, Cultura e Desporto

Nova-romense Fernanda Tochetto lança livro neste sábado


Obra fornece rica teoria, relatos de experiências, dicas e exercícios práticos para que as pessoas vençam suas batalhas emocionais e tomem as rédeas de suas vidas


Desde a infância, Fernanda Tochetto sonhava com o dia em que seu exemplo e suas palavras inspirariam pessoais a não desistirem dos seus objetivos, a vencerem suas batalhas emocionais e a tomarem as rédeas de sua vida. Por isso tornou-se psicóloga e mentora, desenvolvendo a partir de aprendizados e experiência um método de destrave emocional para o desenvolvimento pessoa e profissional.

Contudo, ainda não era suficiente. Fernanda ansiava compartilhar seu conhecimento com mais e mais pessoas. Surgiu então a ideia de escrever um livro, que agora se materializa. “Destrave a sua vida e saia do rascunho” será publicado em setembro, pela Editora Gente, e tem como objetivo fornecer subsídios para que as pessoas se conscientizem das causas de seus problemas, adquirindo forças para encontrarem soluções que as coloquem no caminho do sucesso. Tudo isso amparado por rica teoria, dicas práticas e exercícios. O prefácio do livro é assinado por Joel Jota.  

As mudanças necessárias para a transformação da vida ocorrem de maneira paulatina e são iniciadas do interior para o exterior. Em outras palavras, você deve mudar a si mesmo para depois mudar o que acontece ao seu redor. Ciente disso, o método apresentado por Fernanda em seu livro é representado por uma casa. “A casa, para mim, é o lugar onde temos a sensação de pertencimento e de aconchego e também é a materialização dos nossos sonhos e objetivos”, explica.

Este lugar, espelho de conceitos fortes para o desenvolvimento humano, é escolhido por Fernanda para representar o eu e seu desdobramento na vida: o eu consigo mesmo, com sua família e com sua profissão. “A sua casa revela o seu eu em todas as suas dimensões”, diz. Como dito, o destrave emocional ocorre aos poucos. Nesse sentido, cada capítulo da obra escrita por Fernanda representa um passo dado no caminho à transformação, tendo sempre à casa como pano de fundo.

A jornada se inicia do lado de fora. Fernanda explica que a casa, ou seja, a vida humana, é uma construção que começa a ser edificada desde antes do nascimento, no momento da concepção, e é resultado de todos que a cercam, entram e saem diariamente dela, deixando marcas com palavras, gesto, experiências e vivências. “Todos esses movimentos dentro de sua casa criam símbolos e significados que influenciam seu jeito de agir e de fazer as coisas, nas escolhas dos seus relacionamento e da carreira”, explica. Dessa forma, olhar-se de fora é essencial para começar o processo de destrave, pois é desta perspectiva que se vê com mais clareza do que se é feito.

O capítulo trata então de atitudes que são necessárias para o reconhecimento das travas emocionais e para a sua superação. A principal delas é a autorresponsabilidade, que é a faculdade de entender que a vida só se transforma quando assumimos a responsabilidade por nossos atos ao invés de jogarmos nos outros a culpa pelo que de ruim nos acontece. O capítulo aborda também o autodiagnóstico, para compreender melhor com estão seis aspectos fundamentais da vida: saúde, família e relacionamentos, carreira, dinheiro, fé e emoções.

O próximo passo visando ao destrave emocional é entrar na casa e avaliar a fundação. “Este capítulo trata da base da construção. Se ela não está bem, todo o restante fica comprometido”, enfatiza Fernanda. A autora mostra padrões comportamentais que podem atuar como verdadeiras âncoras do desenvolvimento, tais como crenças limitantes e medos, e aborda técnicas para instalar novas crenças de merecimento e poder. Entre elas estão: roadmap, visualização do futuro, ensaio mental, autoafirmações e mantras. A psicóloga aborda ainda nesta parte estratégias para escalar a mudança, como treinar o cérebro para manter o foco, a inteligência emocional e a autoaceitação.

Depois de verificar a fundação, é o momento de observar a porta da casa. “A porta representa tudo o que entra na sua vida e tudo o que você leva quando sai de casa, ou seja, seu propósito e seus valores, que norteiam cada uma de suas atitudes e decisões”, explica Fernanda. Neste capítulo, a autora destaca a importância do propósito para alcançar os objetivos. “Se você não o tem claro, vai para qualquer lugar, como uma folha no rio. Vivendo dessa maneira, você perde tempo, dinheiro e energia, não tem ideia de como se posicionar e perde, inclusive, a alegria de viver”, diz. Fernanda fornece ainda um passo a passo para ajudar o leitor a encontrar o seu propósito.   

Sobre os valores individuais, a psicóloga sublinha que eles são base para todas as nossas escolhas e decisões, ajudando inclusive a definir os valores da marca e do negócio, se a pessoa tiver um. “Assim que você descobrir quais são os seus valores, compartilhe-os com sua equipe e com as pessoas que fazem parte da sua vida”, afirma.

A jornada pela casa passa também pelas janelas, que representam o movimento de renovação que já começa a se instalar no indivíduo. “Quando você abre as janelas de casa, você aceita que novos ares e novas soluções entrem e circulem na sua vida”, comenta a autora. O capítulo é dividido em três partes (três janelas): a primeira trata dos hábitos e da rotina; a segunda aborda os relacionamentos; e a terceira diz respeito a competências, pontos fortes e gestão de carreira. “Escolhi estes temas para representar as janelas porque impactam diretamente na rotina e consequentemente nos resultados”, explica.

Na primeira parte, Fernanda apresenta os principais hábitos e rituais para se ter uma rotina próspera e produtiva. Na segunda parte, convida o leitor a refletir sobre a saúde de seus próprios relacionamentos, haja   visto que eles influenciam crenças, pensamentos, comportamentos, atitudes e foco. Na terceira parte, mostra como ativar e desenvolver pontos fortes e competências para crescer em âmbito pessoal e profissional, abordando também o caminho para um gestão de carreira que privilegie os pontos fortes e as competências.

A última parte a ser checada nessa construção é o telhado; ele representa os sonhos e os objetivos. Neste capítulo, Fernanda sublinha a importância de preparar a mente para a realização das metas. “Conseguir visualizar aonde quer chegar é o primeiro passo para ficar mais focado, buscando as ações necessárias para a melhoria da vida”, diz.  Conforme a psicóloga, uma boa maneira de mentalizar esses objetivos, trazendo-os mais próximos da realidade do dia a dia, é através do “mapa dos sonhos”. “Por meio de recortes, colagens, desenhos, os quais você pode olhar todos os dias, você consegue deixar seus sonhos mais concretos”, relata.

Outra técnica citada por Fernanda para deixar os sonhos mais concretos é a da visualização, que foi popularizada pelo livro “O segredo”, escrito por Rhonda Byrne em 2006. Ela consiste na força do pensamento positivo para levar a pessoa a criar a realidade que almeja. Neste capítulo ainda, a psicóloga destaca a importância de se ter metas e palpáveis e prazos bem definidos.

Ao fim, Fernanda reitera que o grande objetivo do livro é ajudar o leitor a trilhar um caminho de descobertas e mudanças para chegar às transformações necessárias para se tornar o protagonista de sua jornada. Neste sentido, a autora sugere dicas finais para que a leitura do livro se materialize em ação. “Pegue todos os exemplos que mostrei aqui como inspiração e ative um comando no seu cérebro de que você pode mais do que está fazendo agora”, diz. Deixando claro, conforme a psicóloga, que mudanças simples podem causar transformações profundas. “Ter lido este livro já foi um grande passo no caminho para a transformação, pois você já decidiu destravar sua vida e sair do rascunho”, conclui.

EVENTO DE LANÇAMENTO

A sessão de autógrafos e lançamento do livro ocorre neste sábado, 18 de setembro, às 15h:30min, no Casarão Municipal e é aberta ao público.  


Fonte: Assessoria de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS
15-10-2021

Segunda e terceira dose: confira os horários da próxima semana

Com o recebimento das novas remessas de vacinas contra a covid-19, ...

VER NOTÍCIA
11-10-2021

Segunda e terceira dose: confira os horários desta semana

Com o recebimento das novas remessas de vacinas contra a covid-19, ...

VER NOTÍCIA
10-10-2021

CORONAVÍRUS: boletim epidemiológico diário

Confira os números do Boletim Epidemiológico at&eacut...

VER NOTÍCIA
08-10-2021

Segunda e terceira dose: confira os horários da próxima semana

Com o recebimento das novas remessas de vacinas contra a covid-19, ...

VER NOTÍCIA
06-10-2021

Outubro Rosa: UBS amplia agenda de exames preventivos

Movimento internacional de conscientização para o con...

VER NOTÍCIA
05-10-2021

Sarampo, rubéola e pólio estão entre as doenças evitáveis com a vacinação de crianças

A campanha de multivacinação de crianças a ado...

VER NOTÍCIA