Portal Destaque

Notícias

15/02/2022
Saúde, Cidadania e Assistência Social

Grupo Recomeçar de Alcoólicos Anônimos promove reunião informativa


Reunião busca compartilhar a experiência do grupo


Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis.

A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.

Neste viés é que o Grupo Recomeçar de Alcoólicos Anônimos promove uma reunião pública informativa, especialmente organizada para compartilhar a experiência do grupo com a comunidade, esclarecendo de que forma praticam o programa de recuperação sobre o alcoolismo.

A Reunião Pública informativa ocorre na terça-feira, 22 de fevereiro, a partir das 19h30min, no auditório da Prefeitura Municipal de Nova Roma do Sul.

O álcool no organismo

O álcool encontrado nas bebidas é o etanol, uma substância resultante da fermentação de elementos naturais. O álcool da aguardente vem da fermentação da cana-de-açúcar, e o da cerveja, da fermentação da cevada, por exemplo. Quando ingerido, o etanol é digerido no estômago e absorvido no intestino. Pela corrente sanguínea suas moléculas são levadas ao cérebro.

A longo prazo, o álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão. Dessa forma, havendo uma grande dosagem de álcool no sangue, o fígado sofre uma sobrecarga para metabolizá-lo.

Os perigos do álcool

Apesar de ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas. Grande parte dos acidentes de trânsito, arruaças, comportamentos antissociais, violência doméstica, ruptura de relacionamentos, problemas no trabalho, como alterações na percepção, reação e reflexos, aumentando a chance de acidentes de trabalho, são provenientes do abuso de álcool.

Sinais do alcoolismo

  • Você já sentiu que deveria diminuir a bebida?
  • As pessoas já o irritaram quando criticaram sua bebida?
  • Você já se sentiu mal ou culpado a respeito de sua bebida?
  • Você já tomou bebida alcóolica pela manhã para “aquecer” os nervos ou para se livrar de uma ressaca?

Apenas um “sim” a algumas dessas perguntas sugere um possível problema. Em qualquer dos casos, é importante ir ao médico ou outro profissional da área de saúde, imediatamente, para discutir suas respostas. Eles podem ajudar a determinar se você tem ou não um problema com a bebida, e, se você tiver, poderão recomendar a melhor atitude a ser tomada.


Fonte: Assessoria de Comunicação e bvsms.saude.gov.br
OUTRAS NOTÍCIAS
12-08-2022

Prefeitura realiza leilão na sexta-feira, 19 de agosto

A prefeitura de Nova Roma do Sul realiza na sexta-feira, 19 de agos...

VER NOTÍCIA
03-08-2022

Serviços do site da Prefeitura estarão fora do ar de 05 à 08 de agosto

A prefeitura de Nova Roma do Sul informa que todos os sistemas da G...

VER NOTÍCIA
29-07-2022

Animal com suspeita de raiva morre em Nova Roma do Sul

Morreu nesta sexta-feira, em Nova Roma d...

VER NOTÍCIA
25-07-2022

Com sua ajuda, AEU e Sicredi podem doar R$ 50 mil à Unidade Básica de Saúde

O Programa “Juntos Fazemos o Bem”, que é uma par...

VER NOTÍCIA
21-07-2022

Campeonato Municipal de Futsal inicia nesta sexta-feira (22)

Começa nesta sexta-feira (22), o ...

VER NOTÍCIA
19-07-2022

Confirmado caso de raiva em bovino de Nova Roma do Sul

Nesta segunda-feira (18), foi confirmado...

VER NOTÍCIA