Portal Destaque

Notícias

18/02/2022
Educação, Cultura e Desporto

Saiba tudo sobre a volta às aulas 2022


Aulas presenciais retornam na segunda-feira


Desde 2021, com o retorno das aulas presenciais, as máscaras e o álcool gel se tornaram novos itens da lista de materiais escolares. Na escola, faixas indicando o distanciamento social agora são tão presentes quanto a lousa da professora. Uma nova realidade imposta pelos protocolos de combate à pandemia de Covid-19 vem sendo o protagonista na retomada das aulas.

No ano passado, com quase 100% dos alunos participando de forma presencial, e por conta do plano de contingência, a Escola Barão do Rio Branco não pôde ofertar o turno integral. Este ano, os contraturnos nas segundas, quartas e sextas, será retomado a partir de março, trazendo de volta as oficinas de esportes, teatro, música, dança e ballet.

Uma das principais mudanças em relação ao ano de 2021 é que, de acordo com as recomendações do Estado, não haverá mais exigência de espaçamento mínimo nas salas de aula ou no transporte escolar.

De acordo com a secretaria de educação, o cenário para este ano é de otimismo, uma vez que as crianças já estão no público-alvo da campanha de vacinação.

– É de extrema importância, e uma atitude de respeito com o coletivo, que os pais vacinem os seus filhos com mais de 05 anos. Só assim vamos garantir um ambiente seguro para toda a comunidade escolar e onde o foco deixe de ser a pandemia, para ser, de fato, a educação e o aprendizado – alerta o secretário de educação, cultura e desporto, Cristiano Panozzo.

Horário das aulas

A divisão das turmas volta a ser no modelo de 2019, antes da pandemia. Nas escolas municipais o turno da manhã será das 07h:30min às 11h:30min e o turno da tarde, das 13h:10min às 17h:10.

Reforço

Uma das dificuldades percebidas pelos pais e professores nos últimos dois anos, com as aulas de forma remota, foi o impacto negativo no aprendizado, especialmente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Em agosto de 2021, a Escola Barão do Rio Branco passou a ofertar aulas de reforço no turno inverso à aula. Em 2022, uma vez que o turno integral retornará, as aulas de reforço continuarão, mas nas terças e quintas-feiras.

Transporte escolar

Terão início às 06h todos os trajetos, com exceção ao trajeto que atende os alunos do Centro que parte às 06h:40min.

Crianças que não estiverem utilizando máscara não terão a entrada permitida nos ônibus. As máscaras devem cobrir corretamente a boca e o nariz ser utilizadas em todo o percurso.

Responsabilidade e prevenção

Para que as aulas retornem no formato presencial, uma série de cuidados estão sendo tomados. Segundo a secretaria de educação, os protocolos foram elaborados por um comitê especializado e todas as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 foram providenciadas.

Mas além destes protocolos, é preciso que as famílias fiquem atentas às recomendações. Crianças com febre e/ou sintomas gripais ou outros que podem estar relacionados à Covid-19 não devem ser encaminhadas à escola. Nestes casos, a recomendação é que se procure imediatamente a UBS municipal.

Contato

Para mais informações ou dúvidas, os familiares devem entrar em contato com as escolas pelos fones 54 3294 1540 (Chão de Estrelas) e 54 9 9649 3362 (Barão do Rio Branco), ou com a Secretaria de Educação, pelo fone 54 3294 1005.


Fonte: Assessoria de Comunicação
OUTRAS NOTÍCIAS
12-08-2022

Prefeitura realiza leilão na sexta-feira, 19 de agosto

A prefeitura de Nova Roma do Sul realiza na sexta-feira, 19 de agos...

VER NOTÍCIA
03-08-2022

Serviços do site da Prefeitura estarão fora do ar de 05 à 08 de agosto

A prefeitura de Nova Roma do Sul informa que todos os sistemas da G...

VER NOTÍCIA
29-07-2022

Animal com suspeita de raiva morre em Nova Roma do Sul

Morreu nesta sexta-feira, em Nova Roma d...

VER NOTÍCIA
25-07-2022

Com sua ajuda, AEU e Sicredi podem doar R$ 50 mil à Unidade Básica de Saúde

O Programa “Juntos Fazemos o Bem”, que é uma par...

VER NOTÍCIA
21-07-2022

Campeonato Municipal de Futsal inicia nesta sexta-feira (22)

Começa nesta sexta-feira (22), o ...

VER NOTÍCIA
19-07-2022

Confirmado caso de raiva em bovino de Nova Roma do Sul

Nesta segunda-feira (18), foi confirmado...

VER NOTÍCIA