Mosquito transmissor do vírus da Dengue, Zika e Chikungunya vem sendo encontrado com frequência na cidade. Vigilância de Saúde pede para população redobrar cuidados
Doenças até então não relatadas no município ameaçam dar as caras: foco com larvas do mosquito Aedes Aegypti foram encontradas na região central de Nova Roma do Sul. O mosquito que se caracteriza pelo tamanho pequeno, cor marrom médio e por suas listras brancas nas patas é o transmissor do vírus da dengue, zika e Chikungunya e vem sendo encontrado com frequência na cidade. A descoberta de diversos focos deixa a Vigilância de Saúde em alerta.
– O assunto é sério. Precisamos que a comunidade redobre os cuidado com aquilo que todos já sabem: não deixar água parada em garrafas, pneus, vasos de flores e plantas. A principal medida é eliminar os criadouros do mosquito – alerta o vice prefeito e secretário de saúde, Roberto Panazzolo.
A equipe de fiscalização da prefeitura, que vem fazendo varreduras no centro da cidade, intensificará o trabalho nas regiões onde os focos com larvas e mosquitos foram encontrados, à procura de outros criadouros.
O Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada. Os mais comuns são pneus sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários sem uso. A fêmea do mosquito pode, também, depositar seus ovos nas paredes internas de bebedouros de animais e em ralos desativados, lajes e em plantas como as bromélias.
O que fazer
A prefeitura realiza nesta quinta-feira, 24, audiência p&uacu... VER NOTÍCIA
Nos próximos meses, Nova Roma do Sul e Nova Pádua dar... VER NOTÍCIA
A prefeitura realiza nesta terça-feira, 16, audiência ... VER NOTÍCIA
Na quarta-feira, 17 de abril, a Prefeitura de Nova Roma do Sul rece... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d... VER NOTÍCIA