Estrutura é exigência da prefeitura de Nova Roma do Sul em projeto de hidrelétrica
O anúncio da construção de uma pequena central hidrelétrica (PCH) entre Nova Roma do Sul e Veranópolis, há pouco mais de um ano, foi motivo de algumas discordâncias. Na ocasião, a Creral, cooperativa de energia com sede em Erechim e idealizadora do projeto, anunciou que faria melhorias na balsa que liga os dois municípios. A prefeitura de Nova Roma do Sul passou a cobrar da empresa a construção de uma ponte.
– Foi praticamente um ano de conversas e negociações. É com alegria que hoje podemos anunciar que esta ponte será construída – assegura o prefeito Douglas Fávero Pasuch.
Em reunião na tarde da terça-feira, na prefeitura de Veranópolis, a Creral apresentou aos dois municípios o projeto de construção da ponte, como contrapartida da PCH na Foz do Prata, que terá potência instalada de 49,3 megawatts (MW), com um investimento estimado em cerca de R$ 300 milhões. Por ser PCH, isenta de pagamento por área alagada, Nova Roma do Sul não teria retornos financeiros com a construção.
O projeto
A ponte que será construída terá 120 metros de comprimento, 4 de largura e uma altura total de 15 metros, o que garante que ela não ficará submersa em caso de enchentes. A capacidade é de 36 toneladas. A construção deve ser iniciada em 2024 e finalizada no início de 2025, antes mesmo das obras da PCH. A ponte será utilizada pela construtora durante as obras e também pela comunidade.
Com a construção, o acesso à Veranópolis vai mudar. Uma vez que a ponte ficará localizada abaixo da barreira de contenção da barragem da PCH, a estrada de acesso passará pela frente do salão da comunidade da Salete (imagem abaixo). O ponto onde hoje fica a balsa, servirá de acesso ao lago da usina.
Como contrapartida, Nova Roma do Sul passará a responsabilidade da cobrança da receita de ISSQN, da parte que compete ao município, para Veranópolis. Já Veranópolis aplicará uma redução da alíquota.
Também cabe aos municípios o licenciamento ambiental das novas estradas de acesso. A Creral deverá, já no projeto de licenciamento ambiental da PCH, licenciar também a construção da ponte. O custo total estimado pela Creral para a construção é de R$ 5.390.000,00.
Em uma importante conquista para a região, a Bancada... VER NOTÍCIA
Essa medida é uma determinação do CONF... VER NOTÍCIA
Durante a semana, atividades artísticas e culturais homenage... VER NOTÍCIA
A prefeitura realiza nesta quinta-feira, 24, audiência p&uacu... VER NOTÍCIA
Nos próximos meses, Nova Roma do Sul e Nova Pádua dar... VER NOTÍCIA