Portal Destaque

Educação

Quanto à principal meta da educação municipal, é com grande alegria que se percebe uma significativa evolução do processo educativo em Nova Roma do Sul, juntamente com a preservação de valores, que visam, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida dos moradores e ampliar o entendimento da realidade mundial e local. Educação é algo que construímos uma vida inteira, avançando em estrutura e qualidade. Certamente temos uma educação preocupada com o presente e o futuro de nosso município.

Em 2014 tivemos nucleação completa das Escolas de Ensino Fundamental, ou seja, uma única escola rural no município (EMEF. Barão do Rio Branco), localizada na Capela Castro Alves e, também contamos com uma escola de educação infantil no centro da cidade, (EMEI. Chão de Estrelas).

O período de matrículas é aberto no mês de dezembro para o ano seguinte, nas próprias escolas. Durante o ano são aceitas crianças conforme vagas disponíveis.

Quanto aos programas de esporte promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto:

Atualmente mais de 350 pessoas fazem parte do Projeto Rumo Certo, lançado no ano de 2013. Foram ampliadas as oficinas e ofertadas diversas opções culturais, educacionais e de esporte e lazer para toda à comunidade: Violão, teclado, guitarra, gaita, contrabaixo, trompete, saxofone, clarinete, oficinas de teatro, ballet clássico e jazz, Coral Municipal Nova Roma, Coral Eco dos Vales, Banda Novaromense, cursos de inglês e polonês, corte, costura e modelagem, contam com o apoio da Prefeitura Municipal.

Atualmente mais de 110 crianças e jovens, também fazem parte do vôlei, mini vôlei e futsal. As aulas de educação física são ministradas no Complexo Municipal de Esportes e Lazer.

É desejo desta Administração que os professores vinculados à Rede Municipal de Ensino continuem comprometidos e realizando ações transformadoras, bem como acreditando na utopia de que um mundo melhor é possível, através da implantação de uma educação que considere o saber como porta de oportunidades para as atuais e futuras gerações serem mais competentes intelectualmente, como também, mais felizes e realizadas.